Práticas Corporais de Aventura como Ferramenta Inclusiva para Pessoas com Deficiência

Autores

  • Daniella Dutra Sousa Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Rayanne Rodrigues de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Flaviane Lopes Siqueira Salles Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Daniel Poubel Matos da Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • José Francisco Chicon Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Maria das Graças Carvalho Silva de Sá Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.41631

Palavras-chave:

Educação física, Inclusão, Práticas corporais de aventura

Resumo

Este artigo objetiva mapear as produções científicas veiculadas em periódicos da área de Educação Física, cujas temáticas envolvam as Práticas Corporais de Aventura (PCAs) como ferramenta inclusiva para pessoas com deficiência. O levantamento foi realizado por meio de análise de textos publicados em revistas, cuja classificação Webqualis/Capes variava de B2 a B4. Os dados revelaram um número reduzido de pesquisas publicadas envolvendo as PCAs e pessoas com deficiência. Ainda assim, pôde-se constatar que a deficiência não restringe esses indivíduos para vivenciar as PCAs, que se constituem em uma ferramenta potente na redução de preconceitos, superação de barreiras e desenvolvimento pleno das pessoas com deficiência.

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Publicado

2022-11-14

Como Citar

Sousa, D. D., Freitas, R. R. de, Salles, F. L. S., Silva, D. P. M. da, Chicon, J. F., & Sá, M. das G. C. S. de. (2022). Práticas Corporais de Aventura como Ferramenta Inclusiva para Pessoas com Deficiência. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 25(3), 47–70. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.41631

Edição

Seção

Artigos Originais