Pedagogia do Esporte e as Contribuições para o Campo do Lazer

Análise das Publicações em Periódicos Brasileiros de 2016 a 2021

Autores

  • Douglas Vinicius Carvalho Brasil Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Roberto Rodrigues Paes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.41660

Palavras-chave:

Pedagogia do esporte, Atividades de lazer, Esporte

Resumo

Partindo do pressuposto de que a Pedagogia do Esporte (PE), disciplina das ciências do Esporte e Educação Física, pode contribuir para uma formação crítica e ampla, portanto, para e pelo Lazer, no presente estudo buscamos identificar por meio de uma pesquisa bibliográfica se e como pesquisas da PE tem se relacionado com o campo do Lazer e, a partir disto, refletir acerca de suas possíveis contribuições para uma formação para e pelo Lazer. Nossos resultados indicam poucos os estudos pautados na PE relacionados ao campo do Lazer. Apesar disso, consideramos que os referenciais da PE fornecem subsídios para uma intervenção pedagógica que contribua para a formação ampla e crítica, para e pelo Lazer. Por fim, reconhecemos a necessidade da realização de novos estudos voltados ao campo do Lazer por meio da PE, de modo a compreender melhor de que modo essa disciplina pode contribuir para este campo.

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Publicado

2022-11-14

Como Citar

Brasil, D. V. C., & Paes, R. R. (2022). Pedagogia do Esporte e as Contribuições para o Campo do Lazer: Análise das Publicações em Periódicos Brasileiros de 2016 a 2021. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 25(3), 241–270. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.41660

Edição

Seção

Artigos de Revisão