Práxis Lúdica no Atendimento Educacional Hospitalar

Revisão de Literatura de Teses e Dissertações

Autores

  • Miriã Martins de Brito Universidade Federal de São Carlos (UFScar)
  • Aida Victoria Garcia Montrone Universidade Federal de São Carlos (UFScar)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.41692

Palavras-chave:

Educação, Criança hospitalizada, Serviço hospitalar de educação

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar processos educativos decorrentes da práxis lúdica no contexto do atendimento educacional hospitalar (AEH) desde uma revisão de literatura. A metodologia foi a utilização de levantamento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, no período de 2017 a 2021. Foram selecionadas e analisadas três dissertações. A análise permitiu a identificação dos seguintes processos educativos: ressignificação, enfrentamento da hospitalização, solidariedade, afetividade, motivação e sensibilidade. A práxis lúdica no AEH contribui no desenvolvimento educacional das crianças, assim como, no fazer docente do/a educador/a no contexto hospitalar. Os processos educativos identificados estão interligados numa perspectiva de transformação da realidade de hospitalização marcada pelo adoecimento, reafirmando a relevância desse atendimento.

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Publicado

2022-11-14

Como Citar

Brito, M. M. de, & Montrone, A. V. G. (2022). Práxis Lúdica no Atendimento Educacional Hospitalar: Revisão de Literatura de Teses e Dissertações. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 25(3), 271–291. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.41692

Edição

Seção

Artigos de Revisão