Lazer e Musculação
Um Estudo de Caso em uma Academia na Região Periférica na Cidade de Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.44477Palavras-chave:
Musculação, Atividades de lazer, AcademiaResumo
Este estudo teve como objetivo investigar, em uma academia da região do Barreiro, zona periférica de Belo Horizonte, se a musculação pode ser considerada como uma atividade de lazer para os seus praticantes. Como estratégia foi realizado um estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para coleta de dados, utilizamos de um questionário padronizado e observação participante. Participaram da pesquisa, ao todo, 145 voluntários. Constatou-se que a maioria dos participantes da pesquisa consideram a prática de musculação como uma atividade de lazer, possibilitando espaços de sociabilidade e confraternizações. Não obstante, observamos que, para esses praticantes, o principal motivo para o ingresso e permanência na atividade é a estética corporal (hipertrofia muscular), podendo a musculação ser considerada um estilo de vida prazeroso que possui uma relevância fundamental para os sujeitos pesquisados.
Downloads
Referências
BOSSI, Ivan; STOEBERL, Rafael; LIBERALI, Rafaela. Motivos de aderência e permanência em programas de musculação. RBPFEX-Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 2, n. 12, 2008.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília: Senado Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 01 jun. 2021.
BRASIL. Vigitel. Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2010. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde, 2021.
DOS SANTOS, Sandra Ferreira; SALLES, Adilson Dias. Antropologia de uma academia de musculação: um olhar sobre o corpo e um espaço de representação social. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 23, n. 2, p. 87-102, 2009.
ELI, Elin; DOS SANTOS, Priscila Mari; MARINHO, Alcyane. Percepções de lazer de praticantes de musculação de uma academia privada de São José (SC). Licere, v. 19, n. 4, p. 82-105, 2016.
FERREIRA, Maria Elisa Caputo; DE CASTRO, Antônio Paulo André; GOMES, Gisele. A obsessão masculina pelo corpo: malhado, forte e sarado. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 27, n. 1, 2005.
FERREIRA, Marielle Cristina Gonçalves et al. Programa Academia Carioca da Saúde: cotidiano, lazer e saúde de idosos. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 23, n. 6, 2020.
GOMES, Christianne Luce. Estudos do Lazer e geopolítica do conhecimento. Licere, v. 14, n. 3, 2011.
GOMES, Christianne L.; AMARAL, Maria T. M. Estudos Avançados do Lazer: metodologia da pesquisa aplicadas ao lazer. Brasília: SESI/DN, 2005.
HANSEN, Roger; VAZ, Alexandre Fernandez. Treino, culto e embelezamento do corpo: um estudo em academias de ginástica e musculação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 26, n. 1, 2004.
INTERNATIONAL HEALTH, RACQUET & SPORTSCLUB ASSOCIATION (IHRSA). Disponível em: https://www.ihrsa.org/.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução Heloisa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Academias de ginástica como opção de lazer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 11, n. 2, p. 49-54, 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. p. 9-30.
PEREIRA, Ana L. Razões para a prática de ginásticas de academia como actividade de lazer. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 2, n. 4, p. 57-63, 2002.
PINHEIRO, Kelly Cristina; SILVA, Diego Augusto Santos; PETROSKI, Edio Luiz. Barreiras percebidas para prática de musculação em adultos desistentes da modalidade. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 15, n. 3, p. 157-162, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.