Apropriações e Configurações das Competências na Formação do Bacharel em Educação Física

Uma Revisão Sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.44524

Palavras-chave:

Competências, Bacharelado em educação física, Formação inicial

Resumo

O estudo analisa as apropriações acerca das configurações das competências na formação do bacharel em Educação Física (EF). A revisão sistemática foi ferramenta metodológica e após seleção dos dados chegamos a 13 artigos, na qual a análise dos dados aponta que, embora existam poucas publicações a respeito da temática das competências na educação superior, em EF, é um assunto que preocupa a muitos pelo descuido evidente quanto à materialização dos saberes em situação de prática. Reconhecemos certa negligência do âmbito do lazer e prevalência das competências relacionadas ao âmbito da saúde. Defendemos então um tratamento igualitário, isonômico e equivalente entre os âmbitos do lazer, do esporte e da saúde na formação das competências do bacharel em EF. A diversidade da formação precisa estar contemplada, atendendo às demandas exigidas pela sociedade, seja nos seus diferentes ambientes públicos e privados de trabalho.

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Publicado

2023-02-09

Como Citar

Lopes, S. S., Toniolo, K. C., Tenório, K. M. R., Freitas, R. K. M. de, & Souza Júnior, M. (2023). Apropriações e Configurações das Competências na Formação do Bacharel em Educação Física: Uma Revisão Sistemática. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 25(4), 238–267. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.44524

Edição

Seção

Artigos Originais