Percepções de Discentes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário da Unicentro sobre a Disciplina “Práticas de Aventura, Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Comunitário”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.46974

Palavras-chave:

Turismo, Aventura, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo busca compreender a manifestação da abordagem interdisciplinar em uma disciplina de um programa de pós-graduação de uma Universidade Pública do Sul do país. Assim, aborda como as temáticas Turismo em Áreas Naturais (TAN) e Práticas Corporais de Aventura (PCA) são compreendidas e assimiladas pelos acadêmicos, que são pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, no transcorrer do curso, realizado no primeiro semestre de 2022. Para tal, foi aplicado um questionário com perguntas discursivas a fim de coletar informações sobre saberes prévios e posteriores ao término da disciplina, além de análises. As respostas foram sistematizadas e comparadas, mostrando os pontos de convergência e propondo reflexões sobre a importância de experiências interdisciplinares na formação acadêmica. Como resultado, constataram-se mudanças de percepções no transcorrer das atividades. As respostas ainda indicaram reconhecimento da potencialidade de desenvolvimento comunitário do TAN conjugado às PCAs, temas abordados durante o semestre.

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

Cunha, E. N. L., Horst, F., Mazurek, G. B., & Teixeira, M. de F. (2023). Percepções de Discentes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário da Unicentro sobre a Disciplina “Práticas de Aventura, Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Comunitário”. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 26(2), 1–21. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.46974

Edição

Seção

Artigos Originais