Barreiras à Prática de Lazer de Professores de Educação Física Atuantes no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.47010

Palavras-chave:

Atividades de lazer, Trabalho, Professores, Educação Física

Resumo

O estudo objetivou analisar quais as barreiras às práticas de lazer de professores de Educação Física que atuam no ensino superior no IFCE - Campus Juazeiro do Norte e o nível de satisfação quanto a fruição do lazer. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva e de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 professores de Educação Física, no tratamento das informações, adotou-se a análise de conteúdo por Bardin (2016). As barreiras mencionadas trazem à tona questões inerentes a saúde, tempo, ausência de espaços públicos (para prática de lazer) e cansaço decorrente do trabalho, em relação ao nível de satisfação observamos um equilíbrio rigoroso entre o número de professores que julgam o nível de lazer satisfatório/insatisfatório não sendo possível mensurar bem esses resultados, no entanto, há novamente apontamentos que remetem aos aspectos econômico, tempo e trabalho como fatores interventores para os sujeitos que julgam como insatisfatório seu tempo de lazer.

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

Silva, L. N. B., & Pessoa, A. R. R. (2023). Barreiras à Prática de Lazer de Professores de Educação Física Atuantes no Ensino Superior. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 26(2), 114–133. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.47010

Edição

Seção

Artigos Originais