Lazer e Favela

Produção do Conhecimento em Periódicos Especializados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.48247

Palavras-chave:

Atividades de lazer, Periferia, Comunidade, Favela, Políticas públicas

Resumo

esta pesquisa tem como objetivo analisar a produção acadêmica acerca do tema “Lazer e Periferia” nos periódicos especializados do campo do Lazer no Brasil. Buscaremos a partir desta análise, observar, por exemplo, se a periferia tem sido tratada como um lugar de ausência ou um espaço de produção cultural. Além disso, vamos investigar em que medida o Lazer se constitui como um direito para a população periférica, a partir destas publicações. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, levando em conta os periódicos voltados ao campo do Lazer no Brasil, que possuem Qualis Capes B4 ou superior. Os estudos apontam para três principais categorias de análise para compreendermos a relação entre o Lazer e a Periferia: “Equipamentos de Lazer”, “Atuação e Formação Profissional de Lazer” e “Políticas Públicas”. A partir destas três categorias, foi possível observar que a intervenção estatal no âmbito da garantia do direito ao Lazer precisa, antes de tudo, estar alinhada às próprias demandas das comunidades, sem, contudo, negligenciar o acesso ao patrimônio histórico-cultural que precisa ser garantido à população periférica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Carolina Paes de; MARCELLINO, Nelson Carvalho. O lazer, a periferia da metrópole e os jovens: algumas relações. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 14, n. 2, 2011.

AROSTEGUY, Agustín; GOMES, Christianne Luce. Lazer, território e política cultural pública: a noção de comunidade nos Pontos de Cultura/Cultura Viva. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, v. 7, n. 1, p. 1-20, 2020.

ARRETCHE, Marta. Federalismo e políticas sociais no Brasil: problemas de coordenação e autonomia. São Paulo em perspectiva, v. 18, p. 17-26, 2004.

AULICINO, Madalena Pedroso. O lazer e a escola pública de ensino médio em Ermelino Matarazzo. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 14, n. 2, 2011.

BURGOS, Miria Suzana et al. Atividades culturais, esportivas e de lazer de adultos. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 16, n. 2, 2013.

CAMARGO, Allana et al. Análise sobre os espaços de esporte e lazer no Morro da Formiga/RJ. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 22, n. 2, p. 18-47, 2019.

CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. O que é Lazer. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

CARON, Ana Elisa Guginski; MARCHI JÚNIOR, Wanderley; MOR, Marcelo. O mapeamento da produção científica sobre projetos esportivos no Brasil. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 21, n. 2, p. 26-49, 2018.

CAVALCANTI, Sérgio; LOTTA, Gabriela S.; PIRES, Roberto Rocha C. Contribuições dos estudos sobre burocracia. In: PIRES; LOTTA; OLIVEIRA (orgs). Burocracia e políticas públicas no Brasil – interseções analíticas. Brasília: IPEA; ENAP, 2018.

CORTEZ, Ana Claudia Salgado; LOTTA, Gabriela Spanghero. Arranjos institucionais e capacidades estatais em nível subnacional: a política de educação em direitos humanos de São Paulo. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 27, n. 86, p. 1-19, 2022.

COSTA, Luciana Assis; SILVA, Luciano Pereira da; ROCHA, Daniete Fernandes et al. Capacidade limitada de indução federal na implementação do Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 24, n. 3, p. 320-355, 2021.

DAGNINO, Eveline. Sociedade Civil, Participação e Cidadania: de que Estamos Falando? In: MATO, Daniel (Coord.). Políticas de Ciudadania y Sociedade Civil em Tiempos de Globalización. Caracas: FACES, Universidad Central de Venezuela, 2004.

GOMES, Christianne Luce. Estudos do Lazer e geopolítica do conhecimento. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 14, n. 3, 2011.

GOMES, Christianne; AMARAL, Maria Teresa M. Metodologia da pesquisa aplicada ao lazer. Brasília: SESI/DN, 2005.

GONÇALVES, Felipe Sobczynski; RODRIGUES, Emília Amélia Pinto Costa; RECHIA, Simone. As ações do projeto vila sustentável no bairro Uberaba: a praça transformada em lugar. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 22, n. 3, p. 225-252, 2019.

IBGE. Coordenação de população; Indicadores sociais. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira, 2018. IBGE, 2018.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber. Belo Horizonte: UFMG, v. 340, 1999.

LIPSKY, Michael. Burocracia de nível de rua. Dilemas do indivíduo nos serviços públicos. Edição expandida do 30º aniversário. Brasília: ENAP, 2019.

LOTTA, Gabriela S.; VAZ, José C. Arranjos institucionais de políticas públicas: aprendizados a partir de casos de arranjos institucionais complexos no Brasil. Revista do Serviço Público. Brasília, v.2, n.66, 2015.

LOTTA, Gabriela Spanghero. A política pública como ela é: contribuições dos estudos sobre implementação para a análise de políticas públicas. In: LOTTA, G. (Org.) Teoria e análises sobre implantação de políticas públicas no Brasil. Brasília: Enap, 2019.

MARCELLINO, Nelson Carvalho et al. Espaços e equipamentos de lazer em região metropolitana: o caso da RMC - Região Metropolitana de Campinas. Curitiba: OPUS, 2007.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Algumas aproximações entre lazer e sociedade. Animador Sociocultural: Revista Iberoamericana, v. 1, n. 2, p. 1-20, 2007.

MARCELO, Hernán Venegas. As antecipações do turismo no brasil. RITUR-Revista Iberoamericana de Turismo, v. 1, n. 2, p. 12-25, 2011.

MELO, Victor Andrade de; NASCIMENTO, Marcos Avellar do. Capacitação de Animadores Culturais-uma experiência na comunidade do morro do Borel. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 2, n. 1, 1999.

MELO, Victor Andrade de; PERES, Fabio de Faria. A cidade e o lazer: as desigualdades sócio-espaciais na distribuição dos equipamentos culturais na cidade do Rio de Janeiro e a construção de um indicador que oriente as ações em políticas públicas. Movimento, v. 11, n. 3, p. 127-151, 2005.

MENICUCCI, Telma. Políticas públicas de lazer: questões analíticas e desafios políticos. In: ISAYAMA, Hélder Ferreira; LINHALES, Meily Assbú (Org.). Sobre lazer e política: maneiras de ver, maneiras de fazer. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006. p. 136-163.

NECA, Bruno David Rodrigues; RECHIA, Simone. Tarifa domingueira: uma policy analysis de uma política pública de incentivo à circulação na cidade de Curitiba-PR e os impactos no âmbito do lazer. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 23, n. 1, p. 582-613, 2020.

OLIVEIRA, Ana Amélia Neri; SUASSUNA, Dulce Maria Filgueira de Almeida; TROMPIERI FILHO, Nicolino. Do direito ao lazer: o princípio acesso no Programa Esporte na Comunidade (Fortaleza-CE). LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 16, n. 4, 2013.

OLIVEIRA, Ana Paula Guimarães Santos de. Lazer e turismo: acepções e interações no contexto do Projeto Rota das Grutas de Peter Lund/MG. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 22, n. 2, p. 48-89, 2019.

PELLEGRIN, Ana de. Equipamento de Lazer. In: GOMES, C. L. (Org.). Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica. 2004. p. 69-73.

PESSOA, Vitor Lucas de Faria. Lazer e consumo: uma análise a partir da indústria do entretenimento. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, v. 6, n. 1, 2019.

POPINIGIS, Fabiane. “Proletários de casaca?” Relações de trabalho e lazer no comércio carioca da virada dos séculos XIX e XX. 2003. 250f. Tese (Doutorado em História). Universidade Estadual de Campinas, 2003.

RACIONAIS MC's. Fim de Semana no Parque. Cidade: São Paulo. Gravadora: Zimbabwe Records. Suporte: 7:05 minutos.

RUA, Maria das Graças. Políticas públicas. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES: UAB, 2009.

SALVADOR, Evilasio. Fundo Público e o financiamento das Políticas Sociais no Brasil. SIMPÓSIO ORÇAMENTO PÚBLICO E POLÍTICAS SOCIAIS, 1. Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2012.

SANTOS, Edmilson Santos dos. Experimentando as Juventudes num Bairro Segregado. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v.13, n.1, mar/2010.

SANTOS, Samuel; ISAYAMA, Hélder Ferreira. Formação profissional em lazer: a construção e a mobilização de saberes em contextos de violência. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, v. 2, n. 1, p. 89-112, 2015.

SARTO, Karina Cristofoletti; MARCELLINO, Nelson Carvalho. Retratos da vida: relatos dos jovens do dança comunidade. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 11, n. 3, 2008.

SOARES, Marta Genú; SILVA JÚNIOR, Manoel do Espírito Santo; FRANCO, Stefanie da Conceição. Políticas Públicas de Esporte e Lazer: O Orgânico e o Coletivo na Organização para as Ações em Belém do Pará. LICERE-Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, v. 23, n. 1, p. 263-281, 2020.

SOUSA, Maria Valdirene Santos; GONÇALVES, Salete. Turismo e manifestações culturais na comunidade Quilombola do Sobrado/RN–Brasil. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, v. 3, n. 2, p. 129-148, 2016.

STOPPA, Edmur Antonio et al. A produção do conhecimento na área do lazer: uma análise sobre a revista Licere-Atuação profissional. Pensar a Prática, v. 16, n. 3, 2013.

TOLOCKA, Rute Estanislava et al. Como brincar pode auxiliar no desenvolvimento de crianças pré-escolares. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 12, n. 1, 2009.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Como Citar

Pessoa, V. L. de F., Ramos, D. da S., Pereira, B. de A., Silva, L. P. da, & Ferreira, M. M. (2023). Lazer e Favela: Produção do Conhecimento em Periódicos Especializados. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 26(3), 249–280. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.48247

Edição

Seção

Artigos Originais