Formação e Atuação de Recreadores
O Caso da Equipe de Recreação e Lazer da Cidade de Maringá-PR nos Anos de 2001 a 2004
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.620Palavras-chave:
Educação Física e treinamento, Recreação, Atividades de LazerResumo
Neste estudo, analisamos a formação e atuação dos recreadores da equipe de lazer e recreação da cidade de Maringá- PR, entre os anos 2001 a 2004. A pesquisa constitui-se como qualitativa (MINAYO, 2007), com análise de entrevistas semiestruturadas, realizadas com seis sujeitos, cinco que atuaram como estagiários na equipe, e um, na coordenação, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1979). Analisando a formação da equipe, apontamos a necessidade e a importância de um processo de formação integral que fundamente a atuação profissional em lazer e recreação, pelos princípios da formação política e social ampliada; das vivências práticas e sociais diversificadas; da troca e compartilhamento das experiências e práticas profissionais; do reconhecimento e participação dos processos da gestão; além do princípio de democratização e dos fundamentos técnicos, pedagógicos, políticos, culturais e sociais.
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Referências
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