Bicicross
Relações entre Corpo, Natureza e Cultura
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.624Palavras-chave:
Corpo Humano, Natureza, CulturaResumo
O presente artigo teve como objetivo analisar relações existentes entre corpo, natureza e cultura em imagens de praticantes de bicicross em Ponta Negra – Natal/RN, com o intuito de refletir sobre mudanças ocorridas no local e nos praticantes. Trata-se de um estudo de campo de natureza qualitativa que aponta reflexões com base em três técnicas de pesquisa: análise de imagens, entrevista semi-estruturada e observação, tecendo diálogo com a literatura. A caracterização do local, a caracterização dos praticantes e a análise das imagens foram os três itens destacados para as reflexões e discussões dos resultados. Diante das análises realizadas pode-se destacar que o bicicross não pode ser pensado apenas como uma modalidade esportiva, mas também como uma das manifestações da cultura de movimento que abarca aspectos do entrelaçamento entre corpo, natureza, cultura e que pode ser vivenciada no lazer.
Downloads
Referências
BRAMANTE, A. C. Política de lazer. In. GOMES, C. L. (Org.). Dicionário do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 185-188.
GOELLNER, S. V.; MELO, V.M. Educação física e história: a literatura e a imagens como fontes. In: CARVALHO, Y.M; RUBIO, K. (Org.). Educação Física e Ciências Humanas. São Paulo: Hucitec, 2001.
GOMES, C. L. Lazer - concepções. In. GOMES, C. L. (Org.). Dicionário do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 119-125.
FORTES, R. Uma revista de terra, mar e ar: o período poliesportivo de Fluir. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 14, Rio de Janeiro, 2009. Anais... São Paulo: INTERCOM, 2009. p. 1-15.
MAUSS, M. Sociologia e antropologia. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Cosac e Naify, 2003.
MENDES, M. I. B. S.; NÓBREGA, T. P. Cultura de Movimento: reflexões a partir da relação corpo, natureza e cultura. Pensar a Prática, v. 12, n. 2, p. 1-10, 2009. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef. Acesso em: 20 nov. 2012.
MERLEAU-PONTY, M. A natureza: notas: cursos no Collège de France. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
MÜHLEN, J. C. V. Jogos de gênero em Pequim 2008: representações de feminilidades e masculinidades (re)produzidas pelo Site Terra. 2009. 133 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.
NÓBREGA, T. P. Corpos do Tango: reflexões sobre gestos e cultura de movimento. In: LUCENA, R. F.; SOUZA, E. F. (Org.). Educação física, esporte e sociedade. João Pessoa: Editora Universitária, 2003. p. 131-143.
OLIVEIRA, M.V.F. et al. Saúde e lazer: reflexão sobre ações intersetoriais. In: MENDES, M. I. B. S; OLIVEIRA, M. V. F. (Org.). Cenários lúdicos em Unidades de Saúde da Família: reflexões e perspectivas. Natal: IFRN, 2010. p. 81-112.
RAGO, M. O cassino americano, ou reflexões sobre o lazer em tempos pós-modernos. IN: BRUHNS, H. T. & GUTIERREZ, G. L. (Org.). O corpo e o lúdico: ciclo de debates lazer e motricidade. Campinas, SP: Autores Associados, Comissão de Pós- Graduação da Faculdade de Educação Física da Unicamp, 2000.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez 2007.
SOARES, C. L. Imagens da educação no corpo. 3.ed. Campinas: Autores Associados, 2005
TRIVINOS, A. N. S. et al. In: TRIVINOS, A. N. S. (Org.). A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS/ Sulina, 2004.