Jogos da Cultura Popular no Brasil e Uruguai

Um Estudo de Casos na Educação Física Escolar

Autores

  • Verónica Gabriela Silva Piovani Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Giovani De Lorenzi Pires Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.662

Palavras-chave:

Jogos e Brinquedos, Educação Física e Treinamento, Atividades de Lazer

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar e comparar as manifestações dos jogos da cultura popular e seu intercâmbio entre turmas de dois países, na Educação Física escolar. A proposta metodológica se fundamentou no estudo de caso. Os resultados evidenciaram que as brincadeiras tradicionais são estímulo para as crianças construir e compartilhar sua aprendizagem; em alguns contextos estão sofrendo certo esquecimento/desconhecimento e estão fortemente influenciadas pelas diferenças de gênero. Sugere-se que a EF escolar, no Brasil e no Uruguai, explore as possibilidades de seu ensino, problematizando estes aspectos, para não omitir seu conhecimento na construção da cultura corporal de movimento das crianças.

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Publicado

2013-09-20

Como Citar

Piovani, V. G. S., & Pires, G. D. L. (2013). Jogos da Cultura Popular no Brasil e Uruguai: Um Estudo de Casos na Educação Física Escolar. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 16(3). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2013.662

Edição

Seção

Artigos Originais