A visão das Crianças sobre o Lazer

Autores

  • Michelle Araújo Rocha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Luciana Karine de Souza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.700

Palavras-chave:

Criança, Atividades de Lazer, Jogos e Brinquedos

Resumo

Este estudo buscou conhecer o conceito de lazer de crianças, suas práticas de lazer, a companhia nessas práticas, se se aprende algo com o lazer, quais atividades fariam mais e quais deixariam de fazer. Foram entrevistadas individualmente 41 crianças de 9 a 10 anos de idade, estudantes de escolas públicas ou privadas da cidade de Belo Horizonte. As respostas transcritas passaram por análise de conteúdo, gerando categorias de unidades temáticas semelhantes. O lazer para estas crianças envolve realizar atividades generalizadas com os pais e se divertir. Olhar televisão, descansar, fazer atividades físicas e brincar são as atividades que as crianças realizam em suas vidas como lazer, principalmente na companhia dos pais, amigos e irmãos. Na visão dessas crianças, o lazer ensina novidades de toda natureza. Gostariam de realizar mais atividades físicas e esportivas, e pouco se manifestaram quanto a atividades de lazer que deixariam de realizar. Há muito a se estudar com relação ao lazer em crianças. Trata-se de uma dimensão importante do bem-estar subjetivo e da satisfação de vida infantil. A psicologia positiva precisa atentar mais para o campo de estudos do lazer, e este último pode se enriquecer com a perspectiva subjetiva do estudo do bem-estar e da felicidade, especialmente com o foco na visão da criança sobre o descanso, o prazer e oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. ed. rev. amp. São Paulo: Edições 70, 2011. 279p.

DIAS, A. O. Idoso, lazer, grupos de convivência: uma comparação entre participantes, não participantes e egressos. 2012. 153 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

DUMAZEDIER, J. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva, 1979. 249 p.

GIACOMONI, C. H.; SOUZA, L. K. de; HUTZ, C. S. O conceito de felicidade em crianças. Manuscrito submetido, 2012a. 25p.

GIACOMONI, C. H.; SOUZA, L. K. de; HUTZ, C. S. A visão das crianças sobre a felicidade. Manuscrito submetido, 2012b. 20p.

HUEBNER, E. S.; GILMAN, R. An introduction to the multidimensional student´s life satisfaction scale. Social Indicators Research, v. 60, p. 115-122, 2002.

LOURENÇO, E.; JINZENJI, M.Y. Ideais das crianças mineiras no século XX: mudanças e continuidades. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 16, n. 1, p. 41-48, 2000.

LOURENÇO, E.; JINZENJI, M.Y. Os ideais e interesses das crianças mineiras revisitados. In: XVIII Encontro Anual Helena Antipoff, 1999, Belo Horizonte. Boletim do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff. Belo Horizonte: CDPHA, 1999. v. 14. p. 53-69.

MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas: Autores Associados, 1996. 100 p.

MOURA, G. A. de. Experiências de lazer de idosos independentes institucionalizados. 2012. 188 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. 25. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011. 156 p.

ROCHA, M. A.; SOUZA, L. K. de. A criança e o tempo liberado da escola. Manuscrito submetido, 2012a. 19 p.

ROCHA, M. A.; SOUZA, L. K. de. As crianças e o lazer em família. Manuscrito submetido, 2012b. 18 p.

ROCHA, M. A.; SOUZA, L. K. de. Um diálogo entre a psicologia positiva e os estudos do lazer. In: ISAYAMA, H. F.; SILVA, S. R. da (Org.). Estudos do lazer: um panorama. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011. p. 97-110.

SELIGMAN, M. Felicidade autêntica: usando a psicologia positiva para a realização permanente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004. 333p.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Rocha, M. A., & Souza, L. K. de. (2012). A visão das Crianças sobre o Lazer. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 15(4). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.700

Edição

Seção

Artigos Originais