Formação Profissional em Lazer

Produção Acadêmica no Período de 2005 a 2009

Autores

  • Rosana de Almeida e Ferreira Serviço Social do Comércio (SESC)
  • Cinthia Lopes da Silva Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.702

Palavras-chave:

Atividades de lazer, Educação Física e Treinamento, Pesquisa

Resumo

O objetivo deste trabalho é verificar como a questão da formação profissional para atuação no lazer vem sendo discutida no âmbito acadêmico, no período de 2005 a 2009. O lazer é uma área que tem se expandido cada vez mais no Brasil, no entanto, a qualificação de profissionais que atuam nesse campo é um ponto a ser discutido e revisto, tendo em vista que muitos profissionais compreendem o lazer como sinônimo de jogos e brincadeiras. O presente trabalho configura-se como uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa. Quanto ao tipo, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica. A questão da formação profissional evidenciou-se na maioria dos trabalhos, de maneira crítica, alertando para problemas existentes com relação à formação dos profissionais. Uma das críticas apontadas salienta a visão restrita do lazer por parte dos alunos/profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BDTD. Biblioteca digital brasileira de teses e dissertações. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) http://www.ibict.br/ e http://bdtd.ibict.br/ >. Acesso em: 12 nov. 2010.

BRITO, Gustavo André Pereira de. Formação e Qualificação para Atuação Profissional em Lazer: Caso de Política Pública de Piracicaba/SP. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UNIMEP, Piracicaba, 2007.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Cursos Recomendados. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/cursos-recomendados >. Acesso em: 20 abr. 2011.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Banco de Teses. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/servicos/banco-de-teses >. Acesso em: 08 ago. 2010.

FIGUEIREDO, Pedro Osmar Flores de Noronha. Política e formação: o programa esporte e lazer no Distrito Federal e entorno. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação Física da UnB, 2009.

ISAYAMA, Helder Ferreira. Atuação do Profissional de Educação Física no âmbito do Lazer: a Perspectiva da Animação Cultural. Revista Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p.407-413, abr./jun. 2009.

________. O profissional da educação física como intelectual:atuação no âmbito do lazer. In: MARCELLINO, N.C. Formação e desenvolvimento de pessoal em lazer e esporte: para atuação em políticas públicas. Campinas: Papirus, 2003.

LOMBARDI, Maíra Ivone. Lazer como Prática Educativa: As Possibilidades para o Desenvolvimento Humano. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Educação Física da UNICAMP, Campinas, 2005.

LOPES, Tarcila Bretas. Sobre o fazer técnico e o fazer político: atuação do profissional de lazer no serviço público municipal. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Lazer da UFMG, 2009.

MAIA, Sonia Cristina Ferreira. Da formação ludopiética à autopoiese do lazer: significados para a autoformação humanescente do profissional do lazer. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Educação, da UFRN, 2008.

MARCELLINO, Nelson Carvalho et al. Políticas Públicas de Lazer: formação e desenvolvimento de pessoal. UNIMEP, Governo/REDE CEDES, 2007.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Pedagogia da animação. 7. ed. Campinas: Papirus, 2005.

________. Lazer e educação. 11. ed. Campinas: Papirus, 2004.

MASCARENHAS, F. Lazer como prática da liberdade: uma proposta educativa para a juventude. 2. ed. Goiânia: Editora da UFG, 2004.

MELO, Victor Andrade de; ALVES JÚNIOR, Edmundo de Drummond. A emergência do lazer. In: MELO, Victor Andrade de; ALVES JÚNIOR, Edmundo de Drummond. Introdução ao lazer. Barueri: Manole, 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa Social. Petrópolis: Vozes,1994.

MORENO, Suelly Therezinha Santos. Lazer/Recreação e Formação Profissional. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Física da UNIMEP, 2005.

PINA, Luís Wilson. Multiplicidade de profissionais e de funções. In: MARCELLINO, N. C. (Org.). Lazer: formação e atuação profissional. 3. ed. Campinas: Papirus, 1995.

SÁ, Kátia Oliver de. Pressupostos Ontológicos da Produção do Conhecimento do Lazer no Brasil - 1972 a 2008: realidades e possibilidades na Pós-Graduação e Graduação em Educação Física. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFB, 2009.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SCHAFF, Ismael Antonio Bacellar. Formação permanente e suas relações com a prática do professor de educação física na secretaria municipal de esportes, recreação e lazer de Porto Alegre. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS, 2009.

SCHWARTZ, Gisele. O conteúdo virtual do lazer: contemporizando Dumazedier, Licere, v.6, n.2, p.23-31, Belo Horizonte, 2003.

STOPPA, Edmur Antonio.; ISAYAMA, Helder Ferreira. Lazer, mercado de trabalho e atuação profissional. In: WERNECK, C. L. G.; STOPPA, E. A.; ISAYAMA, H. F. Lazer e mercado. Campinas: Papirus, 2001.

STOPPA, Edmur Antonio, et.al. A Produção do Conhecimento na Área do Lazer: Uma Análise Sobre as Temáticas Formação e Atuação Profissional nos Anais do Enarel de 1997 a 2006. Licere, Belo Horizonte, v.13, n.2, jun/2010.

TEREZANI, Denis, et. al. Lazer e meio ambiente: um estudo a partir dos anais do encontro nacional de recreação e lazer (ENAREL). Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010.

WERNECK, Christianne Luce Gomes. Recreação e Lazer: apontamentos históricos no contexto da Educação Física. In: WERNECK, Christianne Luce Gomes; ISAYAMA, H. Ferreira (Org.) Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

________. A formação profissional no lazer em nossa moderna sociedade: Repensando os limites, os horizontes e os desafios para a área. Licere, Belo Horizonte, v.1, n.1, p.47- 65, set. 1998.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Ferreira, R. de A. e, & Silva, C. L. da. (2012). Formação Profissional em Lazer: Produção Acadêmica no Período de 2005 a 2009. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 15(4). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.702

Edição

Seção

Artigos Originais