Lazer, Pesquisa e Interdisciplinaridade

Algumas Reflexões Acerca do Contexto Atual das Produções Acadêmicas

Autores

  • Walter Ernesto Ude Marques Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.731

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Pesquisa, Pesquisa Interdisciplinar

Resumo

Trata-se de uma palestra desenvolvida no XII Seminário "O Lazer em Debate", na qual se abordou a relação entre Lazer, Pesquisa e Interdisciplinaridade, no contexto atual das produções acadêmicas. Nesse sentido, se questionou os critérios adotados para a avaliação dos trabalhos científicos, dentro do modelo que vigora entre a maioria das universidades, os quais priorizam aspectos quantitativos e produtivistas em detrimento da qualidade da sua produção. Diante do tempo exíguo para a realização das pesquisas nos cursos de pós-graduação, principalmente no nível de mestrado, tem se produzido trabalhos mais descritivos do que analíticos e interpretativos, sem possibilidade de intervenções pertinentes na realidade social. No campo de estudos do lazer, essa premissa se torna mais complicada, considerando sua interface com a cultura, e a necessidade do desenvolvimento de estudos antropológicos. A inter e a transdisciplinaridade comparecem como possibilidades necessárias para o enfrentamento da complexidade das atividades que envolvem o contexto de estudos acerca do lazer. Todavia, perante a uma perspectiva hegemônica que impõe leituras simplificadas e ágeis diante da realidade pesquisada corre-se o risco de produzir pesquisas pouco aprofundadas. Frente a isso, a discussão deste artigo problematiza a concepção de ciência que se vem construindo, nos últimos tempos, e a qualidade do conhecimento produzido diante das pressões do atual de sistema de avaliação das universidades brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COLOM, Antoni. A (des)construção do conhecimento pedagógico: novas perspectivas para a educação.Porto Alegre: Artmed, 2004.

DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Editora Líber Livro, 2004.

________. Complexidade e Aprendizagem: a dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2002.

________. Conhecimento Moderno. Sobre ética e intervenção do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2001.

FREIRE, Paulo. Por um a Pedagogia da Pergunta/Paulo Freire, Antonio Laundez. – Rio e Janeiro: Paz e Terra, 1985.

LANDER, Edgardo (Comp.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciências sociales – perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, 2003.

MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

________. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

NICOLESCU, Basarab. Educação e Transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, 2000.

NOVAES, Adauto (Org.). O silêncio dos intelectuais. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Downloads

Publicado

2012-06-20

Como Citar

Marques, W. E. U. (2012). Lazer, Pesquisa e Interdisciplinaridade: Algumas Reflexões Acerca do Contexto Atual das Produções Acadêmicas. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 15(2). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.731

Edição

Seção

Artigos de Revisão