Políticas Públicas para Esporte e Lazer
Para Além do Calendário de Eventos Esportivos
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.735Palavras-chave:
Esportes, Atividades de Lazer, Políticas Públicas, Desenvolvimento da ComunidadeResumo
Este trabalho tem como objetivo discutir as políticas públicas para esporte e lazer nos municípios que compõem a Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Os dados coletados demonstram que na maioria dos municípios organizam-se calendários de eventos esportivos competitivos, em poucas modalidades esportivas, quase exclusivamente para homens. Poucos municípios da região possuem um setor encarregado de ser o gestor de esporte e lazer, bem como apresentam carência em termos de recursos humanos qualificados para desempenhar a função. Entende-se que é necessária a organização junto ao setor público do órgão encarregado de ser o gestor e o articulador da participação da comunidade na definição das políticas públicas em esporte e lazer.
Downloads
Referências
BENTO, J. O. Desporto e humanismo: o campo do possível. Rio de Janeiro: UERJ, 1998. 174p.
BONALUME, C. R. Políticas públicas de esporte e lazer em Caxias do Sul: uma vivência construída coletivamente. Participe, Ijuí, v.5, n. 8-9, p. 33 - 44, jan./jun.- jul./dez. 2005.
BRACHT, V. Educação Física e Aprendizagem Social, Porto Alegre : Magister, 1992. 122 p.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988. 292p.
BRASIL. Conferência Nacional de Esporte e Lazer. Brasília: Ministério do Esporte, 2008. 66 p.
MARCELLINO, N. C. Políticas de Lazer: mercadores ou educadores? Os cínicos bobos da corte. In: MARCELLINO, N. C. (Org.). Lazer e esporte: políticas públicas. Campinas: Autores associados, 2001. p. 5-22.
MARCELLINO, N. C. Lazer e humanização. São Paulo: Papirus, 1983. 83p.
ZINGONI, Patrícia. Descentralização e participação em gestões municipais de esporte e lazer. In: WERNEK C. L. G; ISAYAMA H. F. (Org.). Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 217 - 241.