As Práticas de Lazer diante do Acontecimento Ambiental
Processos de Ambientalização e a Compreensão do Lazer enquanto Prática Social
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2012.737Palavras-chave:
Atividades de Lazer, Meio Ambiente, Educação AmbientalResumo
As disputas em torno da problemática socioambiental indicam que essa se configura enquanto campo de poder e de luta no interior do qual são disputados interesses concernentes ao acontecimento ambiental. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é colocar em evidência conflitos associados aos processos de ambientalização das práticas de lazer. Para tanto, a discussão será desenvolvida em três partes, nas quais: a) será apresentado debate sobre a ambientalização da realidade social; b) serão analisados conflitos associados a ambientalização das práticas de lazer; c) serão apresentadas as considerações finais, evidenciando a diversidade de “problemas” associados ao tema, alguns próprios do campo do lazer, alguns do campo ambiental, e outros que surgem na interface entre esses dois campos; também serão indicadas pesquisas que poderão contribuir para a análise dos processos de ambientalização das práticas de lazer.
Downloads
Referências
BASTOS, Fábio da Purificação. Comunicação. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p. 87-89.
BRASIL, Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Editora da Fenabb, 1990.
DEBORTOLI, José Alfredo Oliveira. Brincadeira. In: GOMES, C. L. (Org.) Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p.19-24.
FARIA, Eliene Lopes; FONTES, Julio C. Mendes. Os jovens e a produção do futebol na cidade: apropriações, sociabilidades e aprendizagens. In: DEBORTOLI, J. A. O.; MARTINS, M. F. A.; MARTINS, S. (Org.). Infâncias na Metrópole. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p.147-174.
GOMES, Christianne Luce. Lúdico. In: GOMES, C. L. (Org.). Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 141-146.
KRONBAUER, Luiz Gilberto. Ação-Reflexão. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. p. 27-29.
LEMOS, Flávia Cristina Silveira. A apropriação do brincar como instrumento de disciplina e controle das crianças. Estudos e Pesquisas em Psicologia. v. 7, n. 1, 2007. Rio de Janeiro: UERJ, p.78-88. Disponível em: http://pepsic.bvs- psi.org.br/pdf/epp/v7n1/v7n1a08.pdf. Acesso em: 21 jul. 2008.
MACEDO, Roberto Sidnei. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. Salvador: EDUFBA, 2000.
MELO, Victor Andrade de. Esporte. In: GOMES, C. L. (Org.). Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 80-84.
MONTAÑO, Carlos. Terceiro Setor e Questão Social: Crítica ao Padrão Emergente de Intervenção Social. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2005.
NATALI, Paula Marçal. O Lúdico Em Instituições De Educação Não-Formal: Cenários De Múltiplos Desafios, Impasses E Contradições. 2009. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa- PR. 2009.
OLIVEIRA, Beatriz Rosana Gonçalves; ROBAZZI, Maria Lúcia do Carmo Cruz. O trabalho na vida dos adolescentes: alguns fatores determinantes para o trabalho precoce. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v.9, n.3, 2001, p.83-89. Disponível em: www.eerp.usp/rlaenf. Acesso em: 02 nov. 2008.