Juventude e Espaços/Equipamentos Urbanos para o Lazer na Cidade de Florianópolis

Autores

  • Laurien Cristhine Ziem Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Maurício Roberto da Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.744

Palavras-chave:

Equipamento, Atividades de Lazer, Adolescente

Resumo

Este estudo se desenvolveu sob o tema de pesquisa “espaços/equipamentos para o lazer da juventude” numa perspectiva crítica sobre as questões políticas, econômicas e culturais da sociedade capitalista. O caminho teórico-metodológico foi inspirado nos pressupostos do materialismo histórico-dialético. Com base nos procedimentos teórico-metodológicos da pesquisa participante, busquei analisar as ideias e contradições sobre a problemática em questão. Trata-se de uma investigação na cidade de Florianópolis a partir dos jovens de Monte Serrat (classe trabalhadora empobrecida) e Ingleses (classe média), que apontou a necessidade de mais espaços/equipamentos para o lazer da juventude, de âmbito público, pois são escassas as possibilidades existentes para os jovens de ambas as classes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMO, Helena Wendel. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n.5/6. 1997. p.25-36.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 6.ed., São Paulo: Boitempo, 2002.

________. Adeus ao trabalho.Campinas: Editora da Unicamp,1995.

BENJAMIN, César. A necessária retomada do tema da transição. In: BENJAMIN, César (Org.). Marx e o socialismo. São Paulo: Expressão Popular, 2003.

BONELLI, Laurent. Juventude fora de controle. Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo, v. 1, n. 9, abr.2008.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues(Org.). Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense,1986.

BRENNER, Ana Karina; DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo. Culturas do lazer e do tempo livre dos jovens brasileiros. In: ABRAMO, H. W; BRANMCO, P. P. M. (Org.). Retratos da juventude: análises de uma pesquisa nacional. Porto Alegre: Instituto Cidadania, 2005.

BRITO, Gabriel e NADER, Valéria. “Pobres no Rio vivem dias de horror”. Correio da Cidadania. 2009. Disponível em: http://www.correiocidadania.com.br/content/view/3180/9/. Acesso em: 27 abr. 2009.

CECCA (Centro de Estudos Cultura e Cidadania). Uma cidade numa ilha: relatório sobre os problemas sócio-ambientais da Ilha de Santa Catarina. Florianópolis: Insular, 1997.

CHALHOUB, Sidney. Classes Perigosas. Revista Trabalhadores, n.6, p.2 – 22, 1990.

COMBLIN, JOSÉ. O neoliberalismo: ideologia dominante na virada do século. Petrópolis: Vozes, 1999.

EIPPER, Susan; PIMENTA, Luís Fugazzola; PIMENTA, Margareth de Castro Afeche. Processo de ocupação e serviços urbanos no Maciço Central de Florianópolis: Serrinha e Alto da Caieira. EXTENSIO - Revista Eletrônica de Extensão, n. 4, 2006. Disponível em: <http://www.extensio.ufsc.br/> . Acesso em: 03 ago.2009.

ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Tradução de Rosa Camargo Artigas; Reginaldo Forti. São Paulo: Global, 1985.

. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Tradução de Leandro Konder. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974.

________. Anti-During. México: Grijalbo, 1964.

GAMBOA, Silvio S. Pesquisa em Educação: Métodos e Epistemologias. Chapecó: Argos, 2007.

GENTILI, P. Como reconhecer um governo neoliberal? Um breve guia para educadores. In: SILVA, Luiz Heron & AZEVEDO, José C. (Org). Reestruturação curricular: teoria e prática no cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 128-137.

________. Como reconhecer um governo neoliberal?:Um breve guia para educadores. In: SILVA, L. H. e AZEVEDO, J. C. (Org.). Reestruturação curricular: teoria e prática no cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 2003.

GENTILI, P; ALENCAR.,F. Educar na esperança em tempos de desencanto. Petrópolis: Vozes, 2003.

GUIGOU, Jean-Luis. A terra e o espaço: Enigmas para os economistas. In: REYNAUD, Alain (et. al.). O espaço interdisciplinar. São Paulo: Nobel, 1986.

HARVEY, David. Os espaços de utopia. In: . Espaços de esperança. São Paulo: Loyola, 2004. cap. 8, p.181 – 238.

IANNI, Octavio. Capitalismo, violência e terrorismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

IULIANELLI, Jorge Atilo Silva. Juventude: construindo processos – o protagonismo juvenil. In: FRAGA, P. C. P.; IULIANELLI, J. A. S. (Org.). Jovens em tempo real. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p.55-75.

KOSIK, K. A dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LAVALLE, Adrián Gurza. As dimensões constitutivas do espaço público - Uma abordagem pré-teórica para lidar com a teoria. Espaço & Debates, v. 25, p.33 – 44, 2005.

LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. Tradução de Alcides João de Barros. São Paulo: Ática, 1991.

________. Lógica formal/lógica dialética. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1991b.

________. A vida cotidiana no mundo moderno. Tradução de Alcides João de Barros. São Paulo: Ática, 1991.

________. A cidade e a divisão do trabalho. In: _____. A cidade do capital. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. cap. 2, p.29 – 73.

________. O direito à cidade. Tradução de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2001.

________. Entre lo urbano e lo rural. Barcelona: Provença,1973.

MACEDO, Silvio Soares. Os espaços livres de edificação e o desenho da paisagem urbana. In: SEMINÁRIO SOBRE DESENHO URBANO NO BRASIL, 2, 1986, São Paulo. Anais... São Paulo: CNPq; FINEP, 1986. p.103-110.

MARCELLINO, N. C. Lazer e Humanização. Campinas: Papirus, 1983.

MARCELLINO et. al. Espaços e equipamentos de lazer em região metropolitana: o caso da RMC – Região Metropolitana de Campinas. Curitiba: OPUS 2007.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 5. ed. Tradução de Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991. v.6.

________. O capital: crítica da economia política. 2. ed. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Nova Cultural, 1985.v.1.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

________. Manifesto do Partido Comunista. Tradução de Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2003.

MÉSZÁROS, Istvan. A educação para Além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

NUNES, C.C.; WESTARB, E. de F. F. do A.; SILVA, M.F.da. A prática do golfe, riscos ambientais e retorno social no norte da Ilha de Santa Catarina. Motrivivência, Florianópolis, v.16, n.22, p. 115 – 133, jun. 2004.

OLIVEIRA, Patrícia D. L. de; SILVA, Ana Márcia. A Educação Física na contramão das políticas públicas esportivizadas para infância e juventude. In: SILVA, M. R. (Org.). Esporte, educação, estado e sociedade. Chapecó: Argos, 2007. p.211-229.

PADILHA, Valquíria. Shopping Center: a catedral das mercadorias. São Paulo: Boitempo, 2006.

PAIS, José Machado. Culturas juvenis. Lisboa: Universidade de Lisboa,1993. (Coleção Análise Social).

PIMENTA, Margareth de castro A. Florianópolis como espaço público. In: _____. (Org.). Florianópolis do outro lado do espelho. Florianópolis: UFSC, 2005. p.35-60.

PIMENTA, Luís F.; PIMENTA, Margareth de Castro A. Habitação e qualidade de vida urbana no Maciço Central de Florianópolis. In: PIMENTA, M. C. A. (Org.). Florianópolis do outro lado do espelho. Florianópolis: UFSC, 2005. p.123-148.

PIMENTA, Margareth de Castro A.; PIMENTA, Luís F. Políticas Públicas e Segregação Sócio-Espacial: o caso do Maciço Central em Florianópolis. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS POPULACIONAIS,

, 2002. Anais... Ouro Preto, nov. 2002.

SANTOS, Milton. Pensando o espaço do cidadão. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.

SANTOS, Milton. O espaço do homem. São Paulo: Nobel, 1987.

SERPA, Ângelo. Espaço público e acessibilidade: notas para uma abordagem geográfica. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, n. 15, p. 21 - 37, 2004.

SILVA, Maurício Roberto da. Democratização dos espaços urbanos para o lazer na cidade de Florianópolis. Motrivivência, v.5, n. 5/7, dez. 1994.

________. O assalto à infância no mundo amargo da cana-de-açúcar: onde está o lazer/lúdico? O gato comeu? 2000. 369 f. Tese – (Doutorado) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2000.

________. Apresentação: por que este livro? In: _____. (Org.). Esporte, educação, estado e sociedade. Chapecó: Argos, 2007. p.13 – 33.

SILVA, M. R.; SILVEIRA, J.; ÁVILA, A. B. Políticas públicas para o esporte: cidadania e inclusão social. In: Maurício R. da (Org.). Esporte, educação, estado e sociedade. Chapecó: Argos, 2007. p.105-176.

SILVA, Armando Corrêa. As categotias como fundamentos do conhecimento geográfico. In: REYNAUD, Alain et. al. O espaço interdisciplinar. São Paulo: Nobel, 1986.

SOBARZO, Oscar. A produção do espaço público em presidente prudente: reflexões na perspectiva dos loteamentos fechados. 2007. Disponível em: http://www.ufrgs.br/labes/publicacoes/artigos/oscar_art.htm . Acesso em: 25 jun. 2009.

TAFFAREL, Celi N. Z. A Exclusão social e educacional na sociedade brasileira. FACED/UFBA. (Uso restrito no trabalho do Coletivo UFSC – Sem correções). s/d. Disponível em: http://www.faced.ufba.br/rascunho_digital/textos/745.htm. Acesso em: 02 fev. 2011.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

UVINHA, Ricardo Ricci. Juventude, lazer e esportes radicais. São Paulo: Manole, 2001.

WACHHOLZ, Bianca. “Um centro de possibilidades”. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

Nascimento, L. C. Z., & Silva, M. R. da. (2011). Juventude e Espaços/Equipamentos Urbanos para o Lazer na Cidade de Florianópolis. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 14(4). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.744

Edição

Seção

Artigos Originais