Lazer e Cidade

Em Foco a Praça do “Gaúcho” em Curitiba

Autores

  • Simone Rechia Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Vanessa Mathias Friedrichsen Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Aline Tschoke Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.761

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Skate, Políticas Públicas

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar, na perspectiva dos frequentadores, o perfil dos usuários, as formas de usos e a ação das políticas públicas na Praça do Gaúcho localizada na cidade de Curitiba-PR. A análise foi feita com base em questionários respondidos por 53 frequentadores da Praça, aplicação de protocolos de investigação sobre a infraestrutura do espaço e equipamentos, e, por fim, observações. Percebeu-se que a Praça apresenta diferentes formas de uso. A principal é a prática do skate, combinada com outras experiências no âmbito do lazer. Além disso, a falta de policiamento, a iluminação deficitária e o sentimento de insegurança são fatores inter- relacionados e, segundo os usuários questionados, estão vinculados à falta de políticas públicas mais atuantes. Conclui-se também que por meio dos usos combinados a Praça do Gaúcho apresenta-se como um espaço público que se transforma em um lugar dotado de significado, fortalecendo os laços sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Constituição de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm> . Acesso em: 7 out. 2010.

FREITAS, D. B; SILVA, J. M; GALVÃO, E. F. C. A relação do lazer com a saúde nas comunidades quilombolas de Santarém. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Campinas, v. 30, p. 89-105, jan. 2009.

GONÇALVES, F. S.; PIKUSSA, R. F.; OLIVEIRA, T. de; SANTOS, T. M. As praças que a gente viu! As praças que a gente quer! In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 15; 2., 2007, Recife. Anais... 2007.

JACOBS, J. A morte e vida das grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

JÚNIOR, R. L. Políticas públicas de educação física, esporte e lazer: tensões e desafios de um projeto contra-hegemônico no distrito federal, 1995-1998. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 24, n. 3, p. 39-52, maio 2003.

ROBBA, F. MACEDO, S.S. Praças Brasileiras. 2. ed. São Paulo: Editora da USP. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2003.

MAGNANI, J. G. C. Festa no pedaço: cultura popular e lazer na cidade. 3. ed. São Paulo: Hucitec – UNESP, 2003.

MARCELLINO, N. C. Lazer e humanização. 2. ed. Campinas: Editora Papirus, 1995.

MASCARENHAS, F. Lazer como prática da liberdade: uma proposta educativa para a juventude. 2. ed. Goiânia: Editora UFG, 2004.

MULLER, P.; SUREL, Y. O que é política pública? Tradução de: Alceu Ravanello Ferraro. Pelotas: Universidade Católica, 2000.

RECHIA, S. O jogo do espaço e o espaço do jogo em escolas da cidade de Curitiba. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 27, n. 2, p. 91-104, jan. 2006.

________. Parques públicos de Curitiba: A relação cidade-natureza nas experiências de lazer. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, 2003.

________. Planejamento dos espaços e equipamentos de lazer nas cidades: uma questão de “saúde urbana”. In: FRAGA et al. Políticas de lazer e saúde em espaços urbanos. Porto Alegre: Gênese, 2009. (Série Esporte, Lazer e Saúde).

RECHIA, S.; BETRÁN, J. O. Parques urbanos de Barcelona: relação entre usos principais e combinados, a diversidade nas formas de apropriação e a segurança. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 179-200, jul./set. 2010.

RECHIA, S.; FRANÇA, R. O Estado do Paraná e seus espaços e equipamentos de lazer e esporte: apropriação, desapropriação ou reapropriação. In: MEZZADRI, F. M.; CAVICHIOLLI, F. R.; SOUZA, D. L. Lazer e esporte: subsídios para o desenvolvimento e a gestão de políticas públicas. Jundiaí: Fontoura, 2006. p. 61-74.

TSCHOKE, A. Lazer na infância: Possibilidades e limites para vivência do lazer em espaços públicos na periferia de Curitiba/Paraná. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Setor de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

VIEIRA, Flávia Gonzaga Lopes. Espaços públicos de lazer no centro de Curitiba: a transformação da cidade urbana para cidade humana. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Setor de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

Downloads

Publicado

2011-09-20

Como Citar

Rechia, S., Friedrichsen, V. M., & Tschoke, A. (2011). Lazer e Cidade: Em Foco a Praça do “Gaúcho” em Curitiba. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 14(3). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.761

Edição

Seção

Artigos Originais