A Festividade do Círio de Nazaré e as Transformações do Arraial
Novas Práticas de Lazer na Afirmação do Turismo Religioso
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2010.789Palavras-chave:
Atividades de Lazer, Turismo, ReligiãoResumo
Este artigo tem como principal objetivo analisar alguns processos de transformações na festividade do Círio de Nazaré e mais especificamente no Arraial de Nazaré com destaque para as ocorrências a partir da década de 1980, período no qual aconteceram grandes transformações nas festas populares com o aprofundamento da “globalização econômica e técnica” e a “mundialização da cultura” (ORTIZ, 2005, 2006a). A partir de então as festas populares, tornaram-se grandes atrativos de um mercado de bens e serviços culturais atraindo investimentos públicos e privados voltados a sua valorização. No caso do Círio de Nazaré há uma crescente ampliação dos eventos por toda a cidade de Belém e um gradativo esvaziamento do sentido de Arraial pela refuncionalização de um lugar público transformando-o em praça “sacralizada” e da transferência das atividades lúdicas públicas para espaço pertencente à igreja que mais recentemente sofreu novas intervenções tendo o turismo religioso como um dos principais objetivos.
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