Comunidades Virtuais de Internet
Atualização do Debate sobre Lazer
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2010.791Palavras-chave:
Internet, Atividades de Lazer, Educação Física e TreinamentoResumo
Este trabalho objetivou a revisão de conceitos e atualização do debate sobre lazer, considerando as novas possibilidades de comunicação mediada por computador e de interação via as comunidades virtuais de Internet. Para isso, partiu-se de pesquisa bibliográfica centrada em referencial sociocultural, caracterizando uma discussão eminentemente qualitativa. As manifestações de lazer viabilizadas pelo computador transformam as relações e os comportamentos humanos e são expressão da sociedade atual. Os resultados obtidos foram: 1) as comunidades virtuais de Internet são possibilidades de lazer na atualidade; 2) se, por um lado, o espaço virtual aproxima as pessoas, por não necessitar da presença física para ocorrer a interação social, por outro, o tipo de relação construída tende a ser de laços fracos de amizade e 3) o uso do computador é um recurso que pode favorecer o trabalho do profissional de Educação Física.
Referências
BETTI, M. Educação Física e Mídia: novos olhares, outras práticas. São Paulo: Hucitec, 2003.
BRUHNS, H. T. Lazer, trabalho e tecnologia: refletindo sobre a necessidade de novos conceitos. In: BRUHNS, H. T.; GUTIERREZ, G. L. (Org.). Representações do Lúdico: II ciclo de debates “lazer e motricidade”. Campinas: Autores Associados, Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, 2001.
CAMARGO, L. O. L. O que é lazer?. Coleção Primeiros Passos. v.2. São Paulo: Círculo do Livro, 1986.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. A era da Informação: economia, sociedade e cultura. v.1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.
________. A sociedade em rede. A era da Informação: economia, sociedade e cultura. v.1. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
LÉVY, P. O que é o virtual. São Paulo: Editora 34, 1996.
LOPES DA SILVA, C., DAOLIO, J. Comunidades virtuais e Educação Física escolar: reflexões junto a estudantes de Educação Física. Motriz, Rio Claro, v.15 n.4 p.842-849, out./dez. 2009. Disponível em: <http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index. php/motriz/article/viewArticle/3018>, acesso em: 24/01/2010.
MARCELLINO, N. C. (Org.) Lazer e Esportes: Políticas Públicas. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SCHWARTZ, G. M. O Ambiente Virtual e o Lazer. In: MARCELLINO, N. C. Lazer e Cultura. Campinas, SP: Ed. Alínea, 2007.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, D. A. M. d. Feito a Mão, os limiares dos conteúdos manuais do lazer na era da tecnologia. In: MARCELLINO, N. C. Lazer e Cultura. Campinas, SP: Ed. Alínea, 2007.