Estado, Mercado e Cultura

A Produção Cultural no Tempo Livre

Autores

  • Marco Antonio Bettine de Almeida Universidade de São Paulo (USP)
  • Gustavo Luis Gutierrez Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2010.803

Palavras-chave:

Cultura, História, Atividades de Lazer

Resumo

Esse artigo analisará a influência da produção cultural na estrutura urbana brasileira compreendendo o período nacional-desenvolvimentista até a globalização, abordando a disseminação das práticas, as políticas públicas e a inserção do setor privado. O parâmetro de análise será a teoria da ação comunicativa (Habermas). Concluiu-se que as práticas culturais artísticas e de tempo livre no Brasil desenvolveram-se conforme a complexificação sistêmica da sociedade. Com o avanço dos sub-sistemas dinheiro e poder, as práticas apareceram de forma colonizada, como nas políticas públicas, nas ações privadas, na industria do entretenimento ou no uso das comunicações de massa. No caso brasileiro, apensar de ações isoladas foi o Estado que investiu na produção artística e espaços de lazer, para depois haver exploração com capital privado.

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Publicado

2010-09-20

Como Citar

Almeida, M. A. B. de, & Gutierrez, G. L. (2010). Estado, Mercado e Cultura: A Produção Cultural no Tempo Livre. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 13(3). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2010.803

Edição

Seção

Artigos de Revisão