Estado, mercado e cultura: a produção cultural no tempo livre

  • Marco Antonio Bettine de Almeida Escola de Artes Ciências e Humanidades – USP
  • Gustavo Luis Gutierrez Faculdade de Educação Física – Unicamp
Palavras-chave: Cultura, História, Atividades de Lazer.

Resumo

RESUMO: Esse artigo analisará a influência da produção cultural na estrutura urbana
brasileira compreendendo o período nacional-desenvolvimentista até a globalização,
abordando a disseminação das práticas, as políticas públicas e a inserção do setor
privado. O parâmetro de análise será a teoria da ação comunicativa (Habermas).
Concluiu-se que as práticas culturais artísticas e de tempo livre no Brasil
desenvolveram-se conforme a complexificação sistêmica da sociedade. Com o avanço
dos sub-sistemas dinheiro e poder, as práticas apareceram de forma colonizada, como
nas políticas públicas, nas ações privadas, na industria do entretenimento ou no uso das
comunicações de massa. No caso brasileiro, apensar de ações isoladas foi o Estado que
investiu na produção artística e espaços de lazer, para depois haver exploração com
capital privado.

STATE, MARKET AND CULTURE: THE CULTURAL EVENTS IN THEIR
FREE TIME
ABSTRACT: This article will examine the influence of artistic practices in the urban
structure comprising the Brazilian national development period of globalization.
Addressing the spread of practices, public policies and the integration of the private
sector, the parameter analysis is the theory of communicative action (Habermas). It was
concluded that the artistic practices and free time in Brazil have developed as the
systemic complexity of society. With the advent of sub-systems of money and power,
the practice appeared so settled, and public policy in private sector initiatives in the
entertainment industry or the use of mass communications. In Brazil, to join the isolated
actions was the state that has invested in producing artistic and recreational, only to be
operating with private capital.

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Publicado
2010-09-20
Como Citar
de Almeida, M. A. B., & Gutierrez, G. L. (2010). Estado, mercado e cultura: a produção cultural no tempo livre. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 13(3). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2010.803
Seção
Artigos de Revisão