A Teoria da Classe Ociosa

O que nos diz Veblen sobre Natureza e Comportamento Humano, Consumo, Esporte e Lazer

Autores

  • Aline Barato Cheluchinhak Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Fernando Renato Cavichiolli Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2010.829

Palavras-chave:

Natureza, Atividades de Lazer, Meio Ambiente.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apreender as idéias preconizadas por Veblen em “A Teoria da Classe Ociosa” e pensar sua aplicabilidade em estudos que envolvem esporte e lazer na atual sociedade de consumo. Para tanto, reproduzimos e analisamos a obra enfatizando o que o autor nos diz sobre a natureza e o comportamento humano, sobre o consumo, sobre o esporte e o lazer. Na atualidade, além dos limites da racionalidade instrumental e da importância dos hábitos, as contribuições veblenianas que nos parecem mais importantes dizem respeito às relações entre cultura e a racionalidade. Pesquisas nesse sentido permitirão o desvendamento das motivações dos agentes quanto à sua conduta como consumidores do esporte e do lazer, em todas as formas como se manifestam tais fenômenos em nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, T. W. O Ataque de Veblen à Cultura. In: _____. Crítica Cultural e Sociedade. Trad. Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. São Paulo: Ática, 1998.

CARMO, G. C. M. Do ócio de Veblen ao controle das emoções de Elias: possíveis enfoques para uma interpretação do lazer. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2002.

DYSON, F. Mundos Imaginados: Conferências Jerusalém - Harvard. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

DUMAZEDIER, J. Sociologia Empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva/Sesc, 1979. ELIAS, N. ; DUNNING, E. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992.

GEBARA, A. Veblen, Adorno e as Bicicletas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA, LAZER E DANÇA, 8. 2002. Coletânea... Ponta Grossa: Departamento de Educação Física, Departamento de História e Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas, nov. 2002.

GHIRALDELLI JR. P. Esporte e Corpo, Modernidade e Barbárie. São Paulo: UNESP, 1994.

MONASTÉRIO. L. M. Veblen e o Comportamento Humano: uma avaliação após um século de “A Teoria da Classe Ociosa”. UNISINOS, v. 3, n. 42, 2005, p.6.

OLIVEIRA, P. S. Veblen e a Sociologia do Lazer. ENCONTRO NACIONAL DA HISTÓRIA DO ESPORTE, LAZER E EDUCAÇÃO FÍSICA, 3, 1995. Coletânea... UNICAMP, DEF/EFPR, DEF/UEPG, FEF, 1995.

________. Veblen, o ócio como emblema social. In: BRUHNS, H. (Org.). Lazer e Ciências Sociais, Diálogos pertinentes. São Paulo: Chronos, 2002. (Coleção Lazer, Esporte e Sociedade).

ORTIZ, R. Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 2005.

VEBLEN, T. A Teoria da Classe Ociosa – Um estudo econômico das instituições. Trad. Olívia Krähenbühl. São Paulo: Atica, 1974. (Os pensadores).

Downloads

Publicado

2010-03-20

Como Citar

Cheluchinhak, A. B., & Cavichiolli, F. R. (2010). A Teoria da Classe Ociosa: O que nos diz Veblen sobre Natureza e Comportamento Humano, Consumo, Esporte e Lazer. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 13(1). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2010.829

Edição

Seção

Artigos de Revisão