Lazer/Ocio no Contexto da Pós-Graduação em Sustentabilidade e Meio Ambiente na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2014.847Palavras-chave:
Atividades de Lazer, Meio Ambiente, América LatinaResumo
Este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla e tem, como objetivo, identificar e discutir as compreensões de lazer/ocio de estudantes, professores e profissionais vinculados a programas de Mestrado e Doutorado dedicados às temáticas da sustentabilidade e meio ambiente na América Latina. De enfoque qualitativo, a metodologia da pesquisa aqui contemplada foi baseada em estudo bibliográfico e aplicação de questionários no contexto de 12 programas vinculados à Rede CLACSO de Pós-graduação desenvolvidos em sete países latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Equador e México. A análise dos resultados seguiu a estratégia de análise de conteúdo. O lazer/ocio foi compreendido de formas distintas pelos 49 voluntários, evidenciando uma variedade de sentidos e significações. Majoritariamente, o lazer/ocio foi tratado como algo oposto e diferente do trabalho e das atividades rotineiras, sendo utilizadas diferentes categorias para caracterizá-lo (tempo, atitude, atividade e espaço). Essa diversidade de olhares indica a importância de aprofundar conhecimentos sobre as categorias conceituais que constituem o lazer/ocio, tendo em vista a multiplicidade de possibilidades para compreendê-lo na América Latina e em outros contextos do mundo.
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