Lazer e Escola

Espaços de Possibilidades

Autores

  • Sérgio Teixeira Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia (SMEU)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2009.875

Palavras-chave:

Lazer, Escola, Sociedade

Resumo

RESUMO: Este trabalho refere-se a uma estratégia de ensino que buscou comparar as
possibilidades de fruição do lazer entre alunos de duas escolas do município de
Uberlândia-MG, sendo uma da rede municipal, Escola Municipal Freitas Azevedo

Este trabalho refere-se a uma estratégia de ensino que buscou comparar as possibilidades de fruição do lazer entre alunos de duas escolas do município de Uberlândia-MG, sendo uma da rede municipal, Escola Municipal Freitas Azevedo (EMFA), e outra da rede particular, Colégio INEI-RENASCENÇA. O objetivo do trabalho foi o de identificar como se dá o acesso a práticas concretas de lazer em realidades que suponho bem diversa. A partir da coleta e da análise dos dados, promoveu-se uma discussão com os alunos da EMFA, a respeito dos aspectos políticos e sociais que envolvem o lazer, bem como foram disponibilizados esses instrumentais aos profissionais do Colégio INEI-RENASCENÇA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: O nascimento da prisão. 10. ed. Tradução de Lígia M. Pondé Vasallo. Petrópolis: Vozes, 1987.

______. Estratégia, poder-saber. Tradução de Vera Lúcia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

FRANÇA, J. L.; VASCONCELLOS, A. C. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.

GUTIERREZ, G. L. Lazer e prazer: questões metodológicas e alternativas políticas. Campinas: Autores Associados, 2001.

LUCENA, R. F. O esporte na cidade: aspectos do esforço civilizador brasileiro. Campinas: Autores Associados, 2001.

MARCELLINO, N. C. Lazer e educação. 10. ed. Campinas: Papirus, 1987. MASCARENHAS, F. Lazer como prática da liberdade: uma proposta educativa para a juventude. 2. ed. Goiânia: Ed. UFG, 2004.

MELO, V. A.; ALVES JÚNIOR, E. A. Introdução ao lazer. Barueri: Manole, 2003.

SOARES, C. L. Corpo, conhecimento e educação: notas esparsas. In: ______ . (Org.). Corpo e história. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

TEIXEIRA, S. As perspectivas de lazer na Comunidade Banco da Terra. Revista Educadores em Ação, Uberlândia, n. 7, p. 31-34, 2007.

Downloads

Publicado

2009-06-20

Como Citar

Teixeira, S. (2009). Lazer e Escola: Espaços de Possibilidades. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 12(2). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2009.875

Edição

Seção

Artigos Originais