Como brincar pode auxiliar no desenvolvimento de crianças pré-escolares

Autores

  • Rute Estanislava Tolocka Universidade Metodista de Piracicaba
  • Kelly Yukari Horita Universidade Metodista de Piracicaba
  • Camila Bruzasco de Oliveira Universidade Metodista de Piracicaba
  • Vitor Antonio Cerignoni Coelho Universidade Metodista de Piracicaba
  • Denise Castilho Cabrera Santos Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2009.884

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Pre-escolar, Lazer, Criança, Escolas – exercicios e jogos.

Resumo

RESUMO: Apesar dos benefícios que brincar pode trazer às crianças, mudanças nas
estruturas sociais tem marcadamente reduzido as oportunidades de brincar na escola e
fora dela. O objetivo deste estudo foi investigar como aulas de Educação Física, que
ofereçam oportunidades de brincar para as crianças podem colaborar com o
desenvolvimento infantil. Foram oferecidas 74 aulas com brincadeiras para 59
crianças, entre 2 e 5 anos de idade, atendidas em período Integral em uma Instituição de
Ensino Infantil, pública, na periferia de uma cidade do interior de São Paulo. As
interações da criança com o meio ambiente foram enriquecidas com a introdução de
oportunidades para brincar. Isto auxiliou as crianças a exporem suas emoções e
controlá-las. Atributos pessoais e relacionamentos sociais foram aperfeiçoados
também. É proposto que tais instituições providenciem mais oportunidades para as
crianças brincarem e se desenvolverem.

HOW TO PLAY MAY IMPROVE CHILD PRESCHOOLER’S DEVELOPMENT
ABSTRACT: Despite the benefits derived from play for children, changes in the
current social structure have markedly reduced play opportunities for them. They had
few opportunities to play at school and outside. The purpose of this study was to
investigate how physical education class, that offers play opportunities for the kids,
could help to improve child development. It was offered 74 classes, with play and
playthings, to 59 children from 2 to 5 years old from a public Child Day Care Center, in
a neighborhood from a city of São Paulo. Child interactions with the environment were 

enriched by the introduction of play opportunities. It helps children to expose their
emotions, taking control of it. Personal attributes and social relationships were also
improved. It is proposed that those centers could provide more play and playthings
experience to enhance child development.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-03-20

Como Citar

Tolocka, R. E., Horita, K. Y., de Oliveira, C. B., Coelho, V. A. C., & Santos, D. C. C. (2009). Como brincar pode auxiliar no desenvolvimento de crianças pré-escolares. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 12(1). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2009.884

Edição

Seção

Artigos Originais