Jogo de areia e transdisciplinaridade: desenvolvendo abordagens ludopoiéticas para a educação e a pesquisa do lazer
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2008.894Palavras-chave:
Jogos de entretenimento, Areia, Abordagem interdisciplinar Lazer.Resumo
RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar algumas conexões
epistemológicas e metodológicas para reconhecer o Jogo de Areia como uma estratégia
ludopoiética no âmbito educacional e para a pesquisa do lazer, evidenciando a sua
organização transdisciplinar. Concebemos o Jogo de Areia com determinadas
propriedades intrínsecas, cujo movimento faz emergir uma natureza transdisciplinar
específica. Assim, o Jogo de Areia idealizado originalmente para a Clínica Psiquiátrica
Infantil, evoluindo depois para a Psicologia Junguiana, pode se abrir ao mundo
transdisciplinar para diferentes campos de atuação profissional, ressaltando a sua
relevância para os estudos vivenciais do lazer. A Transdisciplinaridade nos permite ir
além de configurações teóricas consolidadas, navegar por oceanos de incertezas
epistemológicas e cruzar arquipélagos disciplinares, alguns já conhecidos, outros ainda
desconhecidos.
THE SANDPLAY AND TRANSDISCIPLINARITY: DEVELOPING
LUDOPOIETIC APPROACHES FOR EDUCATION AND LEISURE
RESEARCH
ABSTRACT: This articles aims at presenting some epistemological and
methodological connections to recognize the Sandplay as a ludopoietic strategy in the
educational environment and in leisure research, highlighting its transdisciplinary
organization. We have conceived the Sandplay as having some intrinsic properties,
whose movement engenders a specific transdisciplinar nature. So, the Sandplay was
originally created for Children’s Psychiatric Clinic; later, it evolved into Jungian
Psychology and it has then opened to the transdisciplinary world for different fields of
professional action, emphasizing its relevance in leisure experiencing studies.
Transdisciplinarity has allowed us to go beyond consolidated theoretical settings,
navigating through oceans of epistemological uncertainties and crossing disciplinary
archipelagos, some of which are already known, others, unknown.