A perspectiva filosófica do conceito de lazer no âmbito da educação física
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2007.927Palavras-chave:
Lazer, Filosofia, Educação Física.Resumo
RESUMO: O presente trabalho tem como tema o conceito de lazer observado por uma
perspectiva filosófica, em relação ao contexto da Educação Física. Para tanto se objetiva
realizar uma análise crítica, feita através de estudo teórico e pesquisa de campo, sobre a
representação deste conceito feita pelos profissionais de Educação Física. As origens
etimológica e filosófica, e os contextos sócio-culturais envolvidos nas ocasiões históricas
que permearam a construção do termo lazer foram utilizados para a confecção do estudo
teórico. A palavra lazer surgiu do verbo francês loisir, que por sua vez se origina na forma
infinitiva latina de licere, que significa ¨o permitido¨. Diante da escassez de literatura
específica abordando este aspecto e da possibilidade de se compreender a importância do
lazer na formação pessoal e social, surge um questionamento sobre qual é a representação
deste conceito pelos profissionais de Educação Física. A pesquisa foi realizada através de
entrevistas com autores que versam sobre lazer e questionários semi-estruturados
respondidos por profissionais de Educação Física. O estudo teórico realizado aponta para a
possibilidade de observação do lazer por uma perspectiva filosófica, tendo em vista que
aspectos inerentes a sua atual conceituação foram abordados no âmbito da Filosofia.
Pretendeu-se realizar uma cartografia sobre a representação dos profissionais de Educação
Física sobre o conceito de lazer. Para tal foi feita uma categorização no intuito de englobar
respostas que apontavam para um mesmo sentido. Também foram feitas entrevistas com
autores que versam sobre o tema lazer, a fim de obter dados sobre o atual estado da arte de
forma mais ampla e profunda.
THE PHILOSOPHICAL PERSPECTIVE OF THE CONCEPT OF LEISURE IN
THE SCOPE OF THE PHYSICAL EDUCATION
ABSTRACT: The present work consernning the concept of leisure, take in account the
philosophical perspective, in relation to the context of the Physical Education. For if in such
a way objective carrying through a critical, done analysis through theoretical study and research of field, on the representation of this concept made for the professionals of Physical Education.