A perspectiva filosófica do conceito de lazer no âmbito da educação física

Autores

  • Vinicius Fernandes Gomes da Silva UNESA – Petrópolis - RJ/Anima-UFRJ
  • Renato Farjalla UNESA – Petrópolis - RJ/Anima-UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2007.927

Palavras-chave:

Lazer, Filosofia, Educação Física.

Resumo

RESUMO: O presente trabalho tem como tema o conceito de lazer observado por uma
perspectiva filosófica, em relação ao contexto da Educação Física. Para tanto se objetiva
realizar uma análise crítica, feita através de estudo teórico e pesquisa de campo, sobre a
representação deste conceito feita pelos profissionais de Educação Física. As origens
etimológica e filosófica, e os contextos sócio-culturais envolvidos nas ocasiões históricas
que permearam a construção do termo lazer foram utilizados para a confecção do estudo
teórico. A palavra lazer surgiu do verbo francês loisir, que por sua vez se origina na forma
infinitiva latina de licere, que significa ¨o permitido¨. Diante da escassez de literatura
específica abordando este aspecto e da possibilidade de se compreender a importância do
lazer na formação pessoal e social, surge um questionamento sobre qual é a representação
deste conceito pelos profissionais de Educação Física. A pesquisa foi realizada através de
entrevistas com autores que versam sobre lazer e questionários semi-estruturados
respondidos por profissionais de Educação Física. O estudo teórico realizado aponta para a
possibilidade de observação do lazer por uma perspectiva filosófica, tendo em vista que
aspectos inerentes a sua atual conceituação foram abordados no âmbito da Filosofia.
Pretendeu-se realizar uma cartografia sobre a representação dos profissionais de Educação
Física sobre o conceito de lazer. Para tal foi feita uma categorização no intuito de englobar
respostas que apontavam para um mesmo sentido. Também foram feitas entrevistas com
autores que versam sobre o tema lazer, a fim de obter dados sobre o atual estado da arte de
forma mais ampla e profunda.

THE PHILOSOPHICAL PERSPECTIVE OF THE CONCEPT OF LEISURE IN
THE SCOPE OF THE PHYSICAL EDUCATION
ABSTRACT: The present work consernning the concept of leisure, take in account the
philosophical perspective, in relation to the context of the Physical Education. For if in such
a way objective carrying through a critical, done analysis through theoretical study and research of field, on the representation of this concept made for the professionals of Physical Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Fernandes Gomes da Silva, UNESA – Petrópolis - RJ/Anima-UFRJ

Professor de Educação Física.

Renato Farjalla, UNESA – Petrópolis - RJ/Anima-UFRJ

Professor da UNESA- Petrópolis-RJ/Anima.

Downloads

Publicado

2007-12-20

Como Citar

da Silva, V. F. G., & Farjalla, R. (2007). A perspectiva filosófica do conceito de lazer no âmbito da educação física. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 10(3). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2007.927

Edição

Seção

Artigos Originais