A capoeira: nicho ecológico para repensar a concepção de jogo-educação
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2007.937Palavras-chave:
Capoeira, Jogo, Educação lúdica.Resumo
RESUMO: A capoeira é apresentada como a possibilidade para o exercício lúdico, a
expressão humana, o movimentar-se, o prazer, a dança, a musicalidade, a brincadeira, a
improvisação, o ritmo da corporeidade, a festa, a luta da vida, enfim como o nicho
ecológico capaz de abrigar novas concepções sobre o jogo-educação. A proposição desta
abertura de horizontes, no tratamento do jogo-educação, organiza-se por meio da
apresentação das principais manifestações constitutivas da capoeira: a ginga, a roda, os
instrumentos, os golpes, as canções, expressões que aninham novos conteúdos conceituais
do jogo. O objetivo é contribuir para uma revisão bibliográfica que amplie a visão de jogo e
permita que a área da Educação Física e Lazer sejam des-instalados propiciando novos
cenários.
CAPOEIRA: AN ECOLOGICAL NICHE TO RETHINK THE CONCEPT OF
EDUCATIONAL GAMES
ABSTRACT: Capoeira is presented as the possibility for the ludical exercise, human
expression, movement, pleasure, dance, musicality, amusement, improvisation, the rhythm
of corporeity, feast, struggle for life, in a word, the ecological niche able to cover new
conceptions about games. The proposal of this opening of horizons, when dealing with the
game, is organized by presenting the main elements which constitute the capoeira: the
swing, the circle, the instruments, the strokes, the songs, expressions which shelter new
conceptual contents of the game. This article aims at contributing to a bibliographical
review which broadens the view about this game and allows that new sceneries, besides
Physical Education and Leisure.