Lazer e mídia no cotidiano das culturas juvenis
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2007.943Palavras-chave:
Lazer, Mídia, Juventude, Cotidiano, Educação Física, Escola.Resumo
RESUMO: o texto relata pesquisa sobre representações sociais a respeito de lazer e mídia no
âmbito das culturas juvenis, tendo a sociologia da vida cotidiana como principal orientação
teórico-metodológica. A abordagem do campo deu-se por meio de questionário, entrevistas
coletivas, grupos focais e observação participante, com estudantes do ensino médio em uma
escola pública de Cáceres/MT. Os registros do campo foram interpretados por análise de
conteúdo e revelam: i) entrecruzamento das teorias geracionais e classistas (aspectos como
classe, gênero, raça/etnia, etc.) nas culturas juvenis, ii) lazer é entendido como complexo e
ambíguo, referido como uma característica do ser-jovem; iii) mídia ocupa lugar relevante,
como possibilidade de fruição do tempo livre dos jovens. Por fim, destacam-se possibilidades
de intervenção da Educação Física, tanto no âmbito das políticas públicas para a juventude e o
lazer, quanto no campo pedagógico escolar, evenciando a importância da educação para a
mídia e da educação para o lazer.
LEISURE AND MEDIA IN THE EVERYDAY CULTURAL LIFE OF THE YOUNG
ABSTRACT: This text is related to a research about social representations on leisure and
media in the extent of the youth cultures, with the sociology of the everyday life as main
theoretical methodological orientation. The approach on the field was accomplished through
questionnaire, collective interviews, focal groups and participant observation with high school
students in one public school of Cáceres/MT. The registrations of the field were interpreted by
content analysis and they reveal: i) intercrossing of the generational and classicist theories
(aspects as class, gender, race/ethnic group, etc.) in the youth cultures, ii) leisure is understood
as complex and ambiguous, referred as one of the characteristics of being young; iii) media
occupies relevant place, as possibility of fruition of the free time of the youths. At last,
Physical Education intervention possibilities stand out, for youth and leisure public policies
and as school’s pedagogic task, assuring media and leisure’s education relevance.