Espaços para o jogo no recreio escolar e a ocorrência de lutas a “brincar”
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2008.957Palavras-chave:
Escola, Jogos recreativos, Violência.Resumo
RESUMO: O estudo teve por objetivo avaliar a existência de espaços para os jogos
espontâneos e motores no tempo de recreio escolar e os tipos de jogos realizados nesse
tempo/espaço. A pesquisa foi desenvolvida em 14 escolas da Rede Municipal de Ensino
de Campo Grande – MS, sendo duas de cada região (Segredo, Prosa, Bandeira,
Anhanduizinho, Lagoa, Imbirussu e Centro). A técnica de investigação adotada foi a
observação sistematizada, utilizando como instrumento um Diário de Campo. Os
resultados mostram que não existe nenhum tipo de espaço criado especificamente para o
jogo no recreio escolar, fazendo com que a vivência dos jogos espontâneos e motores se
limitem à utilização das quadras (quando o acesso é permitido) e pátios. Dentre as
atividades, as brincadeiras de luta foram as mais realizadas. Conclui-se que, as escolas
avaliadas não têm dado a merecida atenção à importância da criação e disponibilização
de espaços para os jogos no recreio escolar, podendo a predominância das brincadeiras
de luta ser um reflexo da carência espacial.
PROPER PLACES FOR GAME ON THE SCHOOL BREAKTIME AND
THE FIGHT “GAMES” OCCURRENCE
ABSTRACT: The aim of this study was to evaluate the existence of a proper place to
develop spontaneous and motor games on the school break time and the kinds of games
that occur on this time/space. The research took place on 14 schools of the Campo
Grande – MS City Public School System, two schools on each of the city regions
(Segredo, Prosa, Bandeira, Anhanduizinho, Lagoa, Imbirussu and Centro). The used
research investigation technique was the systematized observation, using a Diary as its
tool. The results showed that there isn’t a proper place specifically created to the
development of games on the school breaktime, that make students use the sports courts
and the social playgrounds. Beyond the activities developed, it could be seen that the
fight games were the most used. It was concluded that the evaluated schools do not give
the desirable attention to the importance of the creation and disponibilization of proper
places to games on the school breaktime, and the predominancy of the fight games is a
consequence of this proper place lack.