A contribuição dos estudos da genética de populações na História Pré-Colombiana da América

Autores/as

  • Marilza Siléia de Almeida Jota UFMG
  • Fabrício Rodrigues dos Santos UFMG

Palabras clave:

Povoamento da América, Populações indígenas, Dados moleculares, Cromossomo Y, DNA mitocondrial, Genomas.

Resumen

Nos registros históricos encontramos diversos estudos sobre o evento inicial de colonização, o número de migrações e dados sobre expansões e reduções populacionais nos últimos milhares de anos, quando se deu o povoamento pré-colombiano das Américas. No entanto, muitas perguntas permanecem sem resposta a respeito de detalhes intrigantes desse evento histórico. Por exemplo, podemos perguntar: qual foi o impacto demográfico da colonização em diferentes regiões e biomas do continente americano? Houve alguma influência cultural na demografia e na distribuição populacional pré-colombiana? Quais são os povos asiáticos mais relacionados com os nativos americanos? A genética tem lançado luz sobre essas e várias outras questões, analisando as variações no DNA de povos indígenas atuais ou antigos que deixaram partes preservadas de seu genoma. Isto é possível porque eventos passados de dispersão, fissões, fusões, expansões e reduções populacionais influenciaram a diversidade genética dos primeiros e atuais povos indígenas americanos. Muitas abordagens genéticas aplicadas ao estudo de populações autóctones da América forneceram uma maior compreensão sobre a história de seus antepassados, complementando a história científica dos arqueólogos, linguistas e antropólogos físicos. Está emergindo atualmente um maior consenso entre geneticistas e especialistas em outras disciplinas históricas, um passado que só pode ser reconstruído pela ciência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marilza Siléia de Almeida Jota, UFMG

Laboratório de Biodiversidade e Evolução Molecular, Departamento de Biologia Geral, Instituto de Ciências Biológicas, UFMG. Farmacêutica, Bioquímica, Cientista Social, Mestre em Genética, Doutoranda em Genética, UFMG.

Fabrício Rodrigues dos Santos, UFMG

Laboratório de Biodiversidade e Evolução Molecular, Departamento de Biologia Geral, Instituto de Ciências Biológicas, UFMG. Biólogo, Doutor em Bioquímica e Biologia Molecular, Professor Titular da UFMG. Departamento de Biologia Geral, ICB, UFMG

Publicado

2018-06-13

Número

Sección

Artigos