O Património Urbano dos Países de Língua Portuguesa. Raízes e Manifestações de um Património Comum

Autores

  • Manuel C. Teixeira Universidade Técnica de Lisboa

Palavras-chave:

Cartografia Urbana, Patrimônio, Planeamento, Cidade Contemporânea

Resumo

A língua portuguesa é hoje o elo de união de uma vasta comunidade de mais de 200 milhões de pessoas, que une países e regiões na Europa, nas Américas, em África, na Índia e no Extremo Oriente. Esta comunidade cultural, que se tem vindo a desenvolver ao longo de séculos em múltiplos processos de troca e de simbiose, tem como uma das suas expressões mais visíveis um vasto património urbano, que é uma vigorosa expressão de multiculturalidade que importa conhecer, preservar e divulgar. O estudo deste património construído, nas suas múltiplas manifestações, é condição necessária para a sua preservação e reabilitação bem como para o planeamento e o desenho da cidade contemporânea. A cartografia e a iconografia histórica é uma fonte de informação primária fundamental para entender as características morfológicas, as invariantes de forma e a permanência de processos, bem como as diferentes manifestações locais que se observa no urbanismo de origem portuguesa. Estes são objectivos de um projecto de investigação em curso que reúne investigadores de Portugal, do Brasil e de Angola, e que visa a construção de um Atlas do Património Urbano Português no Mundo, a disponibilizar na Internet. A comunicação debruça-se sobre um conjunto de núcleos urbanos de origem portuguesa construídos em diferentes períodos históricos e diferentes contextos geográficos, ilustrando esta identidade de processos e de formas. São características analisadas em detalhe nos casos de estudo seleccionados, tendo por base cartografia urbana histórica, a escolha de localização e as estratégias de adaptação ao sítio, os elementos estruturantes e as hierarquias presentes nos traçados, a relação entre a arquitectura e o plano urbano, e os processos de concepção e de construção da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Araújo, Renata Malcher de. As Cidades da Amazónia no Século xviii. Belém, Macapá e Mazagão. Porto: faup Publicações, 1998.
Azevedo, Aroldo de. Vilas e Cidades do Brasil Colonial. São Paulo: 1956.
Carita, Helder; Araújo, Renata Malcher de. (Coord.). Universo Urbanístico Português 1415-1822. Colectânea de Estudos. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1998.
Carita, Helder. Lisboa Manuelina e a Formação de Modelos Urbanísticos da Época Moderna (1495-1521). Lisboa: Livros Horizonte, 1999.
Correia, José Eduardo Capa Horta. Vila Real de Santo António. Urbanismo e Poder na Política Pombalina. Porto: faup Publicações, 1997.
Fernandes, José Manuel. Cidades e Casas da Macaronésia. Porto: faup Publicações, 1996.
Os Espaços do Império. Lisboa: Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, 1999. 2. v.
Pimentel, Luis Serrão. Método Lusitanico de Desenhar as Fortificações das Praças Regulares e Irregulares, Fortes de Campanha e outras Obras Pertencentes a Architectura Militar. Lisboa: 1680, p. 320, 329.
Reis Filho, Nestor Goulart. Contribuição ao Estudo da Evolução Urbana do Brasil (1500/1720). São Paulo: Liv. Pioneira e Ed. Universidade, 1968.
Rossa, Walter. A Cidade Portuguesa. In: Pereira, Paulo. (dir.). História da Arte Portuguesa. Lisboa: Círculo de Leitores, 1995. v. iii, p. 232-323.
Rossa, Walter; Carita, Helder; Araújo, Renata. Actas do Colóquio Internaconal Universo Urbanístico Português 1415-1822. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 2001.
Salgueiro, Teresa Barata. A Cidade em Portugal: Uma Geografia Urbana. Porto: Edições Afrontamento, 1992.
Santos, Paulo F. Formação de Cidades no Brasil Colonial. Coimbra: 1968.
Silva, António Correia e. Espaços Urbanos de Cabo Verde. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1998.
Simas Filho, Américo. (Coord.) Evolução Física de Salvador. Salvador: Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Arquitetura, Centro de Estudos da Arquitetura da Bahia, 1979. vol.1, p.21.
Teixeira, Manuel C.; Valla, Margarida. O Urbanismo Português. Séculos xiii-xviii. Portugal-Brasil. Lisboa: Livros Horizonte, 1999.
Teixeira, Manuel C. (Coord.). A Praça na Cidade Portuguesa. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
Teixeira, Manuel C. A Construção da Cidade Brasileira. (coord.) Lisboa: 2004.
Teixeira, Manuel C. A Forma da Cidade de Origem Portuguesa. Disponível em: <http://livros.ceurban.com>. Acesso em: 2007.

Downloads

Publicado

2011-06-01