O papel dos resíduos de combustão na formação dos estratos sedimentares na Lapa do Niactor: o elemento antrópico como agente dominante na sedimentação em abrigos

Autores

  • Leandro Vieira da Silva IEF
  • André Pierre Prous UFMG

Palavras-chave:

Lapa do Niáctor, Caçadores-Coletores, Pré-História, Holoceno Antigo, Geoarqueologia, Arqueologia Experimental, Cinzas de fogueira.

Resumo

Depósitos arqueossedimentares preservados em sítios abrigados são excelentes locais para pesquisas geoarqueológicas e a consequente discussão sobre o uso destes espaços. Investigando a composição sedimentológica da Lapa do Niáctor, ocupada por lagoassantenses entre 9.990 a 8.080 anos AP, através da mineralogia e da micromorfologia foi provado que o resíduo sedimentar é composto predominantemente por cinzas de fogueiras. A seguir foram discutidas possíveis razões para o acúmulo deste tipo de resíduo, como frequência, intensidade e duração das ocupações. Para tratar esta questão resolvemos monitorar uma fogueira festiva contemporânea e montar nossa própria fogueira experimental, a fim de calcular a quantidade e o volume de cinzas resultantede uma quantidade material lenhoso conhecida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Vieira da Silva, IEF

Geógrafo e Arqueólogo, doutorando em Arqueologia-USP, Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

André Pierre Prous, UFMG

Arqueólogo, doutor em Arqueologia, UFMG.

Downloads

Publicado

2018-06-12

Edição

Seção

Artigos