Soumissions

Ouvrir une session ou (S'inscrire) pour faire une soumission.

Liste de vérification de la soumission

En tant que partie intégrante du processus de soumission, les auteurs doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec tous les éléments suivants, et les soumissions peuvent être retournées aux auteurs qui ne sont pas conformes à ces directives.

Directives aux auteurs

· 1. Das regras gerais

· 1.1. A Revista Práxis Comunal aceitará exclusivamente trabalhos inéditos, salvo em situações específicas a critério da Equipe Editorial.

· 1.2. Serão aceitos trabalhos com temática diversa ao tema do dossiê, desde que alinhados ao foco e escopo da revista.

· 1.3. Serão aceitos trabalhos em forma de artigos, resenhas e traduções, de acordo com disposto neste edital.

· 1.4. Serão aceitos trabalhos em língua portuguesa e espanhola.

· 1.5. A titulação mínima para submissão é de graduandos.

· 2. Das normas e orientações para formatação de trabalhos

· 2.1. Os trabalhos devem ser submetidos em formatos de folhas A4.

· 2.2. Fonte: Times New Roman (TNR).

· 2.3. Margens: superior e esquerda 3cm; inferior e direita de 2cm.

· 2.4. Espaçamento entre linhas: 1,5.

· 2.5. Parágrafos: recuo de 1,5 cm da margem esquerda e sem espaçamentos.

· 2.6. Título: fonte TNR; negrito; centralizado; tamanho 14; maiúsculas.

· 2.7. Corpo do texto: fonte TNR; justificado; tamanho 12.

· 2.8. Resumo: de 100 a 250 palavras; fonte TNR; justificado; tamanho 12; parágrafo único.

· 2.9. Palavras-Chave: mínimo de 3, máximo de 5; após o resumo.

· 2.10. Notas de rodapé para comentários: devem ser sucintas e numeradas ao longo do texto; fonte TNR, justificado; tamanho 10; entrelinha simples.

· 2.11. Epígrafe: opcional; fonte TNR 12, itálico, alinhamento à direita.

· 2.12. Citações: Citações de até 3 linhas devem ser realizadas no corpo do texto. Citações que excedam 3 linhas devem ser realizadas de maneira separada (fonte TNR, tamanho 10, justificado, espaçamento simples e recuo de 4cm da margem esquerda).

· 2.13. Referências: As referências bibliográficas deverão ser colocadas no fim do trabalho em forma de lista; fonte TNR 12; alinhamento à esquerda; entrelinha simples, separadas entre si por espaço duplo. A bibliografia deve ser formatada de acordo com a seguinte padronização:

· 2.13.1. Livro: sobrenome do autor (em caixa alta) /VÍRGULA/ seguido do nome do autor (em caixa baixa) /PONTO/ título da obra em itálico /PONTO/ local da publicação /DOIS PONTOS/ nome da editora /VÍRGULA/ data da publicação da edição utilizada /PONTO/ (Obs: No caso de 2 autores, separá-los com “&”. No caso de três ou mais autores, separá-los com ponto e vírgula “;”).

Exemplo: MARX, Karl. Formações econômicas pré-capitalistas. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

· 2.13.2. Artigo: sobrenome do autor (em caixa alta) /VÍRGULA/ seguido do nome do autor (em caixa baixa) /PONTO/ “título do artigo entre aspas” /PONTO/ In /DOIS PONTOS/ nome do periódico em itálico /VÍRGULA/ volume do periódico /VÍRGULA/ número da edição /VÍRGULA/ data da publicação /VÍRGULA/ numeração das páginas /PONTO/

Exemplo: VIANA, Nildo. “Mito e Ideologia”. In: Cronos, v. 12, n. 1, 2011, p. 79-89.

· 2.13.3. Coletânea: sobrenome do autor (em caixa alta) /VÍRGULA/ seguido do nome do autor (em caixa baixa) /PONTO/ “título do capítulo entre aspas” /PONTO/ In /DOIS PONTOS/ sobrenome dos organizadores (em caixa alta) /VÍRGULA/ seguido do nome dos organizadores (em caixa baixa) /PONTO/ título da coletânea em itálico /PONTO/ local da publicação /DOIS PONTOS/ nome da editora /VÍRGULA/ data da publicação /VÍRGULA/ numeração das páginas /PONTO/

Exemplo: ALMEIDA, Mauro. “Marxismo e Antropologia”. In: BOITO JR., Armando & TOLEDO, Caio N. de (orgs.). Marxismo e Ciências Humanas. São Paulo: Xamã/FAPESP/CEMARX, 2003, p. 75-85.

· 2.13.4. Tese acadêmica: sobrenome do autor (em caixa alta) /VÍRGULA/ seguido do nome do autor (em caixa baixa) /PONTO/ título da tese em itálico /PONTO/ grau acadêmico a qual se refere e em qual área /VÍRGULA/ instituição em que foi apresentada /VÍRGULA/ ano de apresentação /PONTO/

Exemplo: TURATTI, Maria Cecília M. Antropologia Econômica e Marxismo - uma revisão crítica. Tese de Doutorado em Antropologia Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2005.

· 2.13.5. Sites: nome do site (em caixa alta) /PONTO/ título da página ou notícia em itálico /PONTO/ disponível em /DOIS PONTOS/ <endereço eletrônico> /PONTO/ Data de acesso /PONTO/

Exemplo: INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS. “Da Crise Ecológica ao pensamento complexo. Entrevista especial com Edgard de Assis Carvalho”. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/544956-da-crise-ecologica-ao-pensamento-complexo-consideracoes-sobre-religiao-e-ciencia-entrevista-especial-com-edgard-de-assis-carvalho>. Acesso em 20 de abril de 2018.

· 2.13.5.1 Em caso de páginas com autor identificado, a formatação deve ser: sobrenome do autor (em caixa alta) /PONTO/ seguido do nome do autor (em caixa baixa) /PONTO/ In /DOIS PONTOS/ nome do site em itálico /VÍRGULA/ data de publicação (se houver) /PONTO/ disponível em /DOIS PONTOS/ <endereço eletrônico> /PONTO/ Data de acesso /PONTO/

BANDEIRA, Olivia & PASTI, André. “Quem controla a notícia no Brasil?”. In: Le Monde Diplomatique Brasil, 16 de Abril de 2018. Disponível em <https://diplomatique.org.br/quem-controla-a-noticia-no-brasil>. Acesso em 20 de abril de 2018.

· 2.14. Os autores deverão utilizar, no corpo do texto, o sistema “Autor/Data”. A Revista exige o uso de maiúsculas para autor. EX: (MARX, 2015, p. 345).

· 2.15. Quanto às características de cada tipo de trabalho aceito pela Revista Práxis Comunal:

· 2.15.1. Os artigos devem conter no mínimo 15 e no máximo 30 laudas, incluindo as folhas de referências. Em caso de trabalhos que excedam as 25 laudas, o aceite fica ao critério da Equipe Editorial.

· 2.15.1.1. Os artigos devem conter na página inicial: Título, Resumo e Palavras-chave em língua portuguesa e em língua estrangeira (espanhol ou inglês).

· 2.15.2. Somente serão aceitas resenhas de obras publicadas até 3 anos antes da publicação deste edital.

· 2.15.3. As traduções devem conter no máximo 25 páginas e, para sua publicação, devem possuir relevância acadêmica.

· 2.16. Autores com notório saber e referência no tema do dossiê poderão ser convidados pela Equipe Editorial a publicarem artigos.

· 3. Da privacidade e dos direitos autorais

· 3.1. O conteúdo dos trabalhos é de exclusiva responsabilidade de seu autor.

· 3.2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista Práxis Comunal, desde que citada a fonte.

· 3.3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista Práxis Comunal, os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos.

· 3.4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Práxis Comunal são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.

· 3.5. A Revista Práxis Comunal é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos para esta revista concordam que os mesmos são de uso gratuito.

· 3.6. Constatando qualquer ilegalidade, fraude ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.

· 3.7. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, e, no número seguinte, será publicado texto divulgando e justificando o cancelamento da publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantido o direito à ampla defesa.

· 3.8. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

· 4. Da submissão

· 4.1. O recebimento de trabalhos será feito exclusivamente via e-mail: praxiscomunal@fafich.ufmg.br

· 4.2. O trabalho a ser submetido deverá ser anexado ao e-mail em formato .docx ou .doc.

· 4.3. O título do arquivo submetido deverá ser obrigatoriamente o título do trabalho completo.

· 4.4. O autor deve inserir no campo “assunto” do e-mail as palavras “Submissão de trabalho”, seguido da indicação do tipo de trabalho a ser submetido, bem como de seu título.

· Exemplo 1: CAMPO ASSUNTO: Submissão de trabalho – artigo – Título do artigo.

· Exemplo 2: CAMPO ASSUNTO: Submissão de trabalho – resenha – Título da resenha.

· 4.4.1. Não é permitida nenhuma forma de identificação do autor no trabalho submetido. A identificação do autor deverá ser feita em uma folha de rosto anexada ao e-mail de submissão de trabalho, bem como qualquer texto de agradecimento que eventualmente seja agregado ao corpo do trabalho.

· 4.4.1.1. São dados indispensáveis à identificação do autor na folha de rosto:

· Título do Trabalho;

· Tipo do Trabalho;

· Nome completo do(s) autor(es);

· Formação do(s) autor(es);

· Instituição a qual o(s) autor(es) está atualmente vinculado(s);

· Contato do(s) autor(es);

· 4.4.1.2. O autor deverá observar que softwares como Word e outros realizam identificação de “Autor” e “Proprietário”. O autor deverá excluir estes dados.

· 5. Dos prazos

· 5.1. A revista Práxis Cominal recebe submissões em fluxo contínuo.

· 5.2. A divulgação do resultado ocorrerá via e-mail por meio de mensagem particular ao autor.

· 5.3. Dúvidas e informações devem ser tratadas no e-mail: praxiscomunal@fafich.ufmg.br

· 6. Dos critérios de avaliação

· 6.1. Os trabalhos serão submetidos à análise da Equipe Editorial, e, após revisão prévia, serão enviados a no mínimo dois pareceristas anônimos para avaliação do conteúdo.

· 6.2. Os pareceristas serão definidos pelos membros da Equipe Editorial de acordo com a área de atuação ou formação e com a temática do artigo submetido.

· 6.3. Em caso de empate, o artigo será submetido a um terceiro parecerista.

· 6.4. Caso o artigo seja reprovado, serão encaminhados ao autor os pareceres com as justificativas.

· 6.5. Os pareceres poderão conter: indicações bibliográficas; sugestões de mudança na estrutura e formatação do texto; acréscimo ou subtração de informações; críticas ou elogios; ou quaisquer outras informações pertinentes para o aprimoramento do trabalho e para adequação aos critérios definidos neste edital. As alterações propostas podem ter caráter tanto de sujeição quanto de condicionamento.

· 6.6. Os textos clássicos, as resenhas e traduções serão avaliadas pela Equipe Editorial da Revista Práxis Comunal.

Artigos

Política padrão de seção

Déclaration de confidentialité

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.