Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A RBEB publica trabalhos que estejam diretamente relacionados a qualquer área ou dimensão da educação básica. A proposta da revista é de que a avaliação dos trabalhos submetidos seja um processo de formação de autoras(es), em que as(os) editoras(es), entre os quais se encontram docentes da escola básica, atuam como colaboradoras(es) no processo de reelaboração dos textos quando isso for necessário. Assim, os trabalhos submetidos à revista serão enviados a uma dupla de editores, que farão a leitura técnica e, caso haja necessidade, farão sugestões de melhorias ou de adequações aos temas pertinentes nesta área.

 

FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

 

Os textos devem ser apresentados em português ou espanhol.

Os arquivos devem ser enviados com extensão .doc ou .docx (não serão aceitos trabalhos em PDF).

O texto deve conter, no mínimo, 5.000 caracteres com espaço (esse valor dá em média 4 páginas); e o máximo de 10.000 caracteres com espaço (esse valor dá em média 8 páginas).

Fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5, com margens 3,0 cm superior e esquerda, e 2 cm inferior e direita.

O título do trabalho deve vir em letras maiúsculas, centralizado e em negrito, do mesmo tamanho e fonte do restante do texto.

Abaixo do título deve(m) vir o(s) nome(s) do(s) autor(e)s (um autor por linha, tamanho 11),seguido(s) da instituição do(s) autor(es), fonte de financiamento (se houver),  e o e-mail, tamanho 10, espaçamento simples, como no exemplo:


 

OFICINA DE RECICLAGEM DE PAPEL COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

 

Maria da Silva  

 

Escola Municipal Belo Horizonte

 

Bolsista PIBID/CAPES

 

maria_silva@gmail.com

 

José Antônio

 

Faculdade de Educação – UFMG

 

jose_antonio@gmail.com

Abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es) deve vir o resumo, contendo entre 100 e 150 palavras, ou 1000 caracteres; fonte de tamanho 11 e espaçamento simples.

Os subtítulos devem vir alinhados à esquerda, em negrito, e com somente a primeira letra maiúscula.

Após o Resumo, o texto deve apresentar 4 ou 5 palavras-chave relacionadas ao tema do trabalho.


As citações no corpo do texto devem obedecer aos seguintes critérios:


 

a) as citações textuais de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas duplas e acompanhadas pelas seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor da citação, ano da publicação e número da página onde se encontra o trecho transcrito.

 

 b) Citações textuais com mais de três linhas devem estar em parágrafo isolado, com recuo de 4 cm da margem esquerda, tamanho 11, espaçamento simples, sem aspas e acompanhadas das seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor da citação, ano da publicação e número da página onde se encontra o trecho transcrito.

 

 c) No caso de citações indiretas, o sobrenome do autor deve ser indicado entre parênteses, em caixa alta, com o ano da publicação referida.

 

 

Recursos- É fortemente desejável que os textos tenham uma leitura agradável e interativa para o enriquecimento da experiência do leitor. Assim, solicitamos que os autores indiquem, no corpo do texto, materiais disponíveis na rede mundial de computadores (internet), tais como vídeos, infográficos, aplicativos, simulações, referências a sites de interesse, entre outros. Tais materiais devem ser indicados por hyperlinks no corpo do texto.

 

Ilustrações, quadros e tabelas - Além da indicação de links de interesse é importante que os trabalhos sejam acompanhados de ilustrações, quadros ou tabelas. As ilustrações podem ser: figuras, gráficos, diagramas, esquemas, desenhos, fotografias, mapas, retratos, fluxogramas, etc. A identificação de todo tipo de figura deve aparecer na parte superior da ilustração e centralizada na página, seguida de seu número de ordem, em algarismos arábicos, sequencialmente. Abaixo da figura deve vir sua fonte, centralizada na página. O nome da  ilustração, quadro ou tabela deverá ter o tamanho 12; a fonte, 11.

 -  Observação: para o uso de fotografias é importante que o autor nos envie o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido das pessoas fotografadas, autorizando a publicação de sua imagem.


 

Notas de rodapé de caráter explicativo devem ser evitadas. Quando utilizadas, devem ter a extensão máxima de três linhas. As notas devem estar numeradas em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem no texto. Sua fonte deve ser Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples.

 

 

 

Referências - Esta seção é obrigatória e deverá vir ao final do texto, em ordem alfabética. Somente os trabalhos citados no corpo do texto devem constar na seção.

 

 

 

Exemplos de como elaborar as referências bibliográficas:

 

 

 

Tese/Dissertação

 

 

 

PORTA. W.  Prática pedagógica aos educandos com Deficiência Intelectual numa escola de Ensino Fundamental com alto IDEB. 2015. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Programa de Pós-graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, 2015.

 

 

 

Livro

 

 

 

ALMEIDA, Maria Isabel de.; PIMENTA, Selma Garrido. Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014.

 

 

 

Capítulo de livro

 

 

 

CARDOSO, Tereza Fachada Levy. Intelectuais ilustrados e docentes da escola pública no Rio de Janeiro. In: FONSECA, Thaïs Nivia de Lima. (Org.) As Reformas Pombalinas no Brasil.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011. p. 73-97.

 

 

 

Revista/ Periódico

 

 

 

FONTANA, Roseli A. Cação. A constituição social da subjetividade: notas sobre a Central do Brasil. Educação & Sociedade, ano 21, n. 71, p. 221-234, julho/2000.

 

 

 

Observação: Caso a obra tenha mais de três autores, apresenta-se, ao longo do texto e nas referências bibliográficas, somente o nome do primeiro autor, seguido da expressão et al. (em itálico) expressão latina que significa “e outras(os)”.

 

 




 


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