Para uma crítica do constitucionalismo social: fragmentos weimarianos

Autores

  • Thiago Lemos Possas Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Mestre em Direito Público pela UNESP. Doutor em Direito Econômico pela USP.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo a problematização dos limites e das possibilidades ínsitos ao constitucionalismo social resgatando, para tanto, algumas discussões travadas por juristas da República Weimar. Algumas concepções apontavam a possibilidade de se chegar ao socialismo através do Direito e do Estado Social, outras viam no “Capitalismo de Estado” o horizonte definitivo de conformação social com o controle das temíveis crises do capitalismo, enquanto outras teorias visavam, ao contrário, ressaltar justamente o conflito ínsito ao Estado Social e sua racionalização, ou mesmo a impossibilidade de se transformar radicalmente a realidade fazendo uso dos instrumentos jurídicos de então. Esse mosaico de ricas teorias do Estado, da política e da Constituição servirá à crítica ao constitucionalismo social e ao apontamento das possibilidades nele inscritas e dos limites situados nas mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Lemos Possas, Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Mestre em Direito Público pela UNESP. Doutor em Direito Econômico pela USP.

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Mestre em Direito Público pela UNESP. Doutor em Direito Econômico pela USP. Professor da Faculdade São Luís (Cursos: Direito e Filosofia).

Downloads

Publicado

2019-06-17

Edição

Seção

Artigos