Ativismo judicial e judicialização da política: sobre o substancialismo e procedimentalismo no estado democrático de direito

Autores

  • Alexandre Castro Coura Faculdade de Direito de Vitória - FDV
  • Quenya Correa de Paula Faculdade de Direito de Vitória - FDV

Resumo

O novo constitucionalismo ampliou o grau interventivo do judiciário. A judicialização da vida e o ativismo judicial combinam-se para redefinir o espaço das políticas públicas, dada a omissão dos poderes tradicionais. Sobre o papel da jurisdição constitucional, distinguem-se as correntes procedimental e substantiva, com visões próprias sobre o papel da Constituição e dos juízes na sua interpretação. Este trabalho investiga tais correntes em cruzamento com a judicialização e o ativismo, utilizando a fenomenologia heideggeriana como leitura de fundo. Também se analisa os fatores que levaram o país a posturas contramajoritárias, sobretudo com as pautas transindividuais resultantes das complexas relações no contexto atual do constitucionalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Castro Coura, Faculdade de Direito de Vitória - FDV

DIREITO - área de avaliação

Pós-doutorado como visiting scholar na American University Washington College of Law e visiting foreign judicial fellow no Centro Judiciário Federal em Washington D.C. Possui doutorado e mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi professor adjunto do Departamento de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e Promotor de Justiça no Estado do Espírito Santo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, Direito Constitucional, Ciências Penais, Direito Ambiental e Teoria do Direito. Desenvolve e orienta pesquisas relacionadas a direitos e garantias fundamentais, hermenêutica jurídica e jurisdição constitucional.

 

Quenya Correa de Paula, Faculdade de Direito de Vitória - FDV

DIREITO - área de avaliação

Doutoranda em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV. Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV. Possui especialização em Direito Processual Civil, pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV. Graduação em Direito e Administração / Análise de Sistemas. Membro do Grupo de Pesquisa "Direito, Sociedade e Cultura" (FDV). Advogada.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos