Desafios jurídicos e econômicos para a cooperação técnica internacional na América do Sul

Autores

  • Leila Bijos Universidade Católica de Brasília

Resumo

Análise da atuação nacional no âmbito da Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento na última década do século XXI. O trabalho visa permear os aspectos teóricos e qualitativos do tema e da relevante participação do Brasil no continente Sul-Americano. O Brasil se apresenta como líder e referência regional no setor agrícola, com alto desempenho nas ações bilaterais com o Peru, que compartilha grande extensão do ecossistema amazônico e alto grau de interesse nas tecnologias brasileiras. Enfatiza-se a gestão governamental brasileira e o impacto decorrente das iniciativas agrícolas, com destaque para os países mais beneficiados com a Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento na área agrícola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Bijos, Universidade Católica de Brasília

Leila Bijos é Pós-Doutora em Sociologia pela Saint Mary's University, Halifax, Canadá (2016). Doutora em Sociologia do Desenvolvimento, CEPPAC/UnB, Mestre em Relações Internacionais (Cooperação Técnica Internacional), UnB, Especialista em Ciência Política, ICAT/AEUDF, Bacharel em Letras (Inglês-Português), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Cursos de Especialização em Direitos Humanos no IIDH, San José/Costa Rica, UN Genebra/Suíça, IIDH, Strasbourg/França. Doutoranda em Direito UniCEUB (2013/2015).

Professora adjunta do Mestrado em Direito Econômico Internacional da Universidade Católica de Brasília. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Laboratório de Política Internacional. É membro da Cátedra da UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Autora de livros, capítulos de livros, e mais de cinquenta estudos e ensaios sobre política internacional, políticas públicas e sociais, direitos humanos, e questões migratórias.

Professora Adjunta do Departamento de Sociologia e Criminologia, Saint Mary’s University, Halifax, Nova Scotia, Canadá (2015/2016).

É pesquisadora visitante da Universidade de Hyderabad, Índia; do Programa de Doutorado em Economia Internacional da Universidade de Tsukuba, e professora visitante da University of Califórnia, San Diego (UCSD). Bolsista do Programa Fulbright na Universidade da Califórnia em San Diego, 2004/2005. Participou de vários cursos de Política Internacional nos EUA, Suíça, Taiwan, Israel, dentre outros.  Na área de Direito Internacional Humanitário, tem participado das conferências realizadas pelo Institut Internationaldes Droits de l’Homme, Strasbourg, France, Instituto Interamericano de Derechos Humanos, San José, Costa Rica, Human Rights Centre em Genebra. Fluente em inglês, francês, espanhol.

Downloads

Publicado

2017-02-17

Edição

Seção

Artigos