Possível inovação na construção da jurisprudência internacional sobre meio ambiente urbano no sistema interamericano de direitos humanos

Autores

  • Mariane Morato Stival Centro Universitário de Brasília-UniCEUB
  • Marcelo Dias Varella Centro Universitário de Brasília-UniCEUB

Resumo

Este artigo se refere à análise da construção da jurisprudência internacional sobre meio ambiente urbano na jurisprudência do Sistema Interamericano de Direitos Humanos e da possibilidade de ações internacionais contra um país, a exemplo do Brasil, por denegação de qualidade de vida ambiental urbana. Considerando que a teoria e os tribunais e internacionais, em especial a Corte Europeia de Direitos Humanos tem reconhecido a necessidade de proteção ao meio ambiente urbano como um direito humano, este estudo irá avaliar o conteúdo deste direito no direito internacional do meio ambiente e a possível contribuição na construção da jurisprudencia interamericana e brasileira sobre meio ambiente urbano. Busca-se, com esta pesquisa, analisar os limites normativos da atual jurisprudencia da CIDH sobre a intersecção entre os direitos humanos e as bases ambientais e a possível ampliação do alcance normativo das decisões ambientais, a qual ainda é limitada a questões indígenas. Será verificada a construção do conceito de proteção ambiental no Sistema Interamericano de Direitos Humanos e as principais questões jurídicas argumentadas nos casos submetidos à CIDH e a possível efetividade e ampliação do alcance normativo da jurisprudência da CIDH em temas ambientais urbanos mediante diálogos normativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Morato Stival, Centro Universitário de Brasília-UniCEUB

Doutoranda em Direito no UniCEUB; Mestre em Direito pelo UniCEUB, Pesquisadora Visitante da Universidade Paris 1-Phantéon Sorbonne, Universidade Aix Marseille III-Provence –França e Corte Europeia de Direitos Humanos em Strasbourg- França. Professora e Pesquisadora do Curso de Direito da UniEVANGÉLICA e Cursos de Pós Graduação.

Marcelo Dias Varella, Centro Universitário de Brasília-UniCEUB

Doutor em Direito pela Universidade de Paris, Panthéon-Sorbonne. Livre-docente em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Direito nas Universidades da California, em Berkeley; George Washington e Georgetown. Professor e Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do UniCEUB.

Downloads

Publicado

2017-02-17

Edição

Seção

Artigos