Para que serve a dupla avaliação cega por pares? Poder estatal e autorregulação na avaliação dos Programas de Pós-Graduação - DOI: 10.9732/P.0034-7191.2013v107p267

Autores

  • José Rodrigo Rodriguez

Resumo

Este texto analisa o papel das revistas no processo de avaliação do sistema brasileiro de Pós-Graduação de acordo com as regras do Qualis e do SciELO. Sustenta que as revistas são titulares do “direito-função” de selecionar artigos por meio da dupla avaliação cega por pares, direito este que deve ser exercido em prol da comunidade acadêmica. Por esta razão, o texto mostra que as revistas são um mecanismo de autorregulação da avaliação da Pós-Graduação brasileira. Em sua parte final, o artigo discute a relação entre este modelo de avaliação e a tradição jurídica brasileira, em especial, nossa maneira de praticar e refletir sobre a dogmática jurídica no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Rodrigo Rodriguez

Coordenador do Núcleo Direito e Democracia do CEBRAP/SP. Editor da Revista Direito GV. Professor e Coordenador de Publicações da Direito GV. Autor de Fuga do Direito: Um Estudo Sobre o Direito Contemporâneo a Partir de Franz Neumann (2009), coautor de Dogmática é Conflito (2012), organizador de A Justificação do Formalismo (2010) e co-organizador de Manual de Sociologia Jurídica (2013).

Downloads

Publicado

2014-03-19

Edição

Seção

Artigos