Epistemologia Sistêmica em Pierre Delattre e a Construção de uma Ciência Jurídica Complexa

Autores

  • André Folloni Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Andrea Pitasi Università degli Studi G. d’Annunzio Chieti

Resumo

O artigo expõe as principais questões epistemológicas suscitadas pela teoria dos sistemas de acordo com Pierre Delattre. O objetivo é compreender, a partir do pensamento desse autor, implicações para o desenvolvimento de conhecimento jurídico que não desconsidere os problemas sociais e econômicos em suas formulações teóricas. Para isso, a partir da revisão bibliográfica da principal obra do autor, além de outros escritos, apresenta as reflexões de Delattre sobre os problemas epistemológicos relativos a linguagem científica interdisciplinar, métodos do reducionismo e do holismo, relações entre partes e todo nos sistemas, limites entre sistema e ambiente, explicações causais e finalísticas, geração de ordem a partir do caos e formulação de hipóteses científicas para sistemas complexos. Levanta questões que esses problemas apresentam para a ciência jurídica e conclui demonstrando a necessidade de produção de um conhecimento jurídico complexo e alguns dos problemas que essa construção precisa enfrentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Folloni, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Nascido no Brasil.

Doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (2011).

Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado – da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil.

Líder do Grupo de Pesquisas Tributação, Complexidade e Desenvolvimento Sustentável (PPGD/PUCPR/CNPq).

Interessado em Epistemologia Jurídica, Teoria da Complexidade e Direito Tributário.

Autor dos livros: Ciência do Direito Tributário no Brasil (Saraiva, 2013); Teoria do Ato Administrativo (Juruá, 2006) e Tributação sobre o Comércio Exterior (Dialética, 2005), além de dezenas de artigos e capítulos de livros.

Vice-Presidente da World Complexity Science Academy.

Andrea Pitasi, Università degli Studi G. d’Annunzio Chieti

Nascido na Itália.

Doutor em Sociologia e Política Social pela Universidade de Bologna, Itália (1996).

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais da Università degli Studi G. d’Annunzio Chieti, Pescara, Itália.

Interessado em Teoria dos Sistemas, Teoria da Complexidade, Sociologia e Sociologia do Direito.

Professor visitante na Universidade de Amsterdam, Holanda; na UHD, Huston, EUA; na LMU, Munich, Alemanha; KSU, Manhattan Kansas, EUA; Military University of the Defense, Brno, República Checa.

Autor dos livros: Ipercittadinanza (FrancoAngeli, 2013); The Hyperhuman World: Legal Systems and Social Complexity (Lambert Academic Publishing, 2011); Le Monde Hyperhumain. Systèmes juridiques et changement social (L’Harmattan, 2011); Teoria Sistemica e Complessità Morfogenetica del Capitalismo (Aracne, 2011); Sfide del Nostro Tempo: Per una Sociologia Giuseconomica del Mutamento Globale (Aracne, 2007); Il Sesto Stratagemma: il Management Strategico della Comunicazione Pubblica (SEAM, 1999), Comunicazione strategica (Esculapio, 1997); Tra la vita e la morte (L’Harmanattan, 1995) e Solitudine e Divinità: il Fondamento Mitopoietico del Legame Sociale (Arstudio, 1991).

Presidente da World Complexity Science Academy.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Edição

Seção

Artigos