Assessoria Especializada em Direitos Humanos em Casos Individuais

Metodologias clínicas de advocacia estratégica em direitos humanos

Autores

  • Daniela Bicalho Godoy UFMG Autor
  • Letícia Soares Aleixo UFMG Autor
  • Thiago Moreira Gonçalves UFMG Autor

Palavras-chave:

Direitos humanos, Advocacia estratégica, Clínicas jurídicas

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar as metodologias clínicas de advocacia estratégica em direitos humanos empregadas pela Clínica de Direitos Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais (CdH-UFMG) na assessoria aos casos individuais marcados por graves violações de direitos humanos e acolhidos no âmbito da Divisão de Assistência Judiciária da UFMG (DAJ-UFMG).O artigo resgata a criação e institucionalização da CdH-UFMG no âmbito da DAJ-UFMG, analisa o fluxo de entrada e tratamento de casos individuais pela DAJ-UFMG à luz da metodologia desenvolvida no âmbito da CdH-UFMG e, por fim, empreende a explicação de como são aplicadas as metodologias de advocacy, litigância estratégica e lobby no trabalho da CdH-UFMG de assessoria especializada em direitos humanos, com foco no caso Mães Órfãs. Conclui-se que os benefícios da atuação conjunta e articulada dos dois programas de extensão são notórios, considerando que a CdH-UFMG busca ampliar o leque de possibilidades de atuação em casos individuais do programa de Assistência Judiciária e desenvolver múltiplas habilidades junto aos advogados e estagiários, contribuindo, inclusive, para a desjudicialização do litígio ao privilegiar ações e incidências em âmbito extrajudicial. Além disso, é notório o papel formador desses dois projetos de extensão universitária, que alicerçam bases para que os discentes possam respaldar seus trabalhos futuros, refletindo as boas práticas e experiências vivenciadas ao longo da graduação, principalmente no que tangem a busca pela proteção e efetivação dos direitos humanos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela Bicalho Godoy, UFMG

    Advogada, graduada em Direito pela UFMG; pós-graduanda em Advocacia Cível pela Escola Superior de Advocacia da OAB/MG (ESA-OAB/MG); advogada orientadora e co-fundadora da Clínica de Direitos Humanos da UFMG (CdH-UFMG); advogada orientadora da Divisão de Assistência Judiciária da UFMG (DAJ-UFMG); assessora jurídica na Cáritas -Regional Minas Gerais, responsável pela assessoria técnica aos atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão em Mariana/MG.

  • Letícia Soares Aleixo, UFMG

    Mestre e graduada em Direito pela UFMG; foi advogada orientadora da Divisão de Assistência Judiciária da UFMG (DAJ-UFMG). É co-fundadora e orientadora da Clínica de Direitos Humanos da UFMG (CdH-UFMG) e coordenadora operacional do Projeto Diálogos Comunitários junto ao MPMG no Caso Samarco/Rio Doce.

  • Thiago Moreira Gonçalves, UFMG

    Bacharel em Relações Internacionais (2017) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e graduando em Direito pela UFMG. É estagiário acadêmico da Clínica de Direitos Humanos da UFMG (CdH-UFMG).

Publicado

2025-06-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Assessoria Especializada em Direitos Humanos em Casos Individuais: Metodologias clínicas de advocacia estratégica em direitos humanos. (2025). Revista Brasileira De Prática Jurídica, 1(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpj/article/view/59591