“Chega de Golpes”, “O País Já Vive a Constituição”

Expectativas, efetividade constitucional e esperanças na imprensa brasileira nos dias 05 e 06 de outubro de 1988

Autores

  • Gustavo Silveira Siqueira UERJ Autor

Palavras-chave:

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Nova ordem constitucional, Imprensa nacional

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como parte da imprensa nacional manifestou-se nos dias 05 e 06 de outubro de 1988 em relação ao novo texto e a nova ordem constitucional, a fim de compreender os horizontes de expectativas em relação ao futuro do país e ao futuro da Constituição, bem como as descrições das experiências vividas naquele momento. Como se pode perceber por meio desses debates, o cenário que se desenhava não era, de forma alguma, uniforme, sendo marcado por sentimentos conflitantes que enunciavam um período polêmico e com divergências sobre a nova Constituição que se promulgava: a Constituição de República Federativa do Brasil (1988). Assim, este artigo é parte de uma pesquisa maior cujo objetivo consiste em compreender a relação entre a Constituição de República Federativa do Brasil (1988), quando à época da sua promulgação, e os jornais impressos em São Paulo e no Rio de Janeiro naquele momento, possibilitando uma investigação densa e sistemática do contexto e do panorama no qual se desenhava uma fase crucial para a história constitucional brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gustavo Silveira Siqueira, UERJ

    Professor Associado da UERJ. Bolsista de Produtividade do CNPq e Pesquisador da FAPERJ. Coordenador do Laboratório Interdisciplinar de História do Direito (http://lihduerj.com) e Professor Adjunto da UNESA. 

Publicado

2025-06-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Chega de Golpes”, “O País Já Vive a Constituição”: Expectativas, efetividade constitucional e esperanças na imprensa brasileira nos dias 05 e 06 de outubro de 1988. (2025). Revista Brasileira De Prática Jurídica, 1(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpj/article/view/59593