O Acesso à Justiça e o Cotidiano dos Balcões Judiciais. Uma Relação Possível?

Autores

  • Janaina Dantas Germano Gomes USP Autor

Palavras-chave:

Antropologia do direito, Cartórios judiciais, Acesso à justiça, Etnografia

Resumo

O presente trabalho é fruto de minha pesquisa de mestrado em curso, na área de concentração em Direitos Humanos na faculdade de Direito da USP. A pesquisa, que tem caráter interdisciplinar entre antropologia e direito, visa a perquirir e problematizar as interações entre funcionários da justiça e operadores do direito nos balcões judiciais. Como recorte deste breve artigo, viso a refletir sobre alguns dados obtidos no campo e pensar sua relação com o direito fundamental do acesso à justiça, impulso inicial de minha pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Janaina Dantas Germano Gomes, USP

    Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Antropologia Social pela Unicamp. Mestre eDoutoranda em Direitos Humanos na Universidade de São Paulo (USP). Atua com ensino e pesquisa na área de Direitos Humanos e Antropologia do Direito. Professora da PUC de Campinas.

Publicado

2025-06-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Acesso à Justiça e o Cotidiano dos Balcões Judiciais. Uma Relação Possível?. (2025). Revista Brasileira De Prática Jurídica, 1(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpj/article/view/59594