Impasses ao Direito à Identidade de Gênero à Luz da Prática Jurídica

Autores

  • Júlia Silva Vidal UFMG Autor
  • Daniella Monteiro de Lima Borges UFMG Autor
  • Vivian Carolina Rodrigues Lopes UFMG Autor

Palavras-chave:

Identidade de gênero, Prática jurídica, Pessoas trans

Resumo

O direito à identidade de gênero de travestis e transexuais foi alvo, nos últimos anos, de disputas significativas sobre o procedimento necessário para sua efetiva conquista. O presente artigo relata, a partir da atuação conjunta entre a Clínica de Direitos Humanos daUniversidade Federal de Minas Gerais (CdH/UFMG) e a Divisão de Assistência Judiciária (DAJ), o percurso adotado para garantir a retificação de registro civil de pessoas trans. A partir do relato da atuação estratégica em âmbito micro e macro, bem como dasconquistas recentes sobre o procedimento de alteração de registro, iremos pontuar criticamente esse percurso na tentativa de lançar reflexões futuras sobre a questão. Tem-se que o empenho e atuação litigante, nesse contexto, é extremamente relevante, não apenas pelo potencial de movimentação crítico em instâncias múltiplas de justiça, como, e sobretudo, pela contribuição na formação prática de alunos e futuros profissionais do direito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Júlia Silva Vidal, UFMG

    Mestranda em Direito pela UFMG. Graduada em Direito pela mesma instituição. Orientadora da Clínica de Direitos Humanos da UFMG (CdH/UFMG). Pesquisadora do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (Nuh/UFMG).

  • Daniella Monteiro de Lima Borges, UFMG

    Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estagiária da Divisão de Assistência Judiciária (DAJ) e da (CdH/UFMG)

  • Vivian Carolina Rodrigues Lopes, UFMG

    Graduanda em Direito pela UFMG. Estagiária da CdH/UFMG.

Publicado

2025-06-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Impasses ao Direito à Identidade de Gênero à Luz da Prática Jurídica. (2025). Revista Brasileira De Prática Jurídica, 1(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpj/article/view/59598