Programa Polos de Cidadania

Contribuições para a realização do direito ao trabalho digno por meio de práticas extensionistas voltadas para o cooperativismo e a qualificação profissional

Autores

  • Sielen Barreto Caldas de Vilhena UFMG Autor
  • Ana Laura Gschwend Monteiro UFF Autor
  • Barbara Franciele Oliveira Gualberto UFMG Autor
  • Luísa Bergara de Souza UFMG Autor

Palavras-chave:

Direito ao Trabalho Digno, Extensão Universitária, Cooperativismo, Qualificação profissional

Resumo

Este artigo trata sobre práticas de extensão universitária para a efetivação do direito fundamental ao trabalho digno de trabalhadores com trajetórias de vulnerabilidade social organizados em uma cooperativa de trabalho (COOPMULT). Será apresentado breve debate sobre a extensão universitária no Brasil e como o Programa Polos de Cidadania se posiciona em prol de uma extensão emancipadora. Através da pesquisa-ação, o projetoDireito ao Trabalho Digno e População em Situação de Rua atua, desde 2016, com a COOPMULT em diversas ações que contribuem para a formação profissional e política dos trabalhadores e viabilização do empreendimento, por meio de atividades como preparação e acompanhamento dos cooperados em cursos de qualificação profissional, assessoria jurídica e psicossocial. Por fim, serão analisados os impactos que essas práticas extensionistas provocaram nos trabalhadores, seja no incentivo à escolarização, no fortalecimento da COOPMULT e na geração de trabalho e renda para os cooperados, elementos essenciais para a efetivação do direito fundamental ao trabalho digno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sielen Barreto Caldas de Vilhena, UFMG

    Professora adjunta da Faculdade de Direito da UFMG. Coordenadora geral e acadêmica do Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG.

  • Ana Laura Gschwend Monteiro, UFF

    raduada em História na UFF. Graduanda de Direito da UFMG. Extensionista bolsista do Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG.

  • Barbara Franciele Oliveira Gualberto, UFMG

    Graduanda de Psicologia da UFMG. Extensionista bolsista do Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG.

  • Luísa Bergara de Souza, UFMG

    Graduanda de Psicologia da UFMG. Extensionista bolsista do Programa Polos de Cidadania da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG.

Publicado

2025-06-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Programa Polos de Cidadania: Contribuições para a realização do direito ao trabalho digno por meio de práticas extensionistas voltadas para o cooperativismo e a qualificação profissional. (2025). Revista Brasileira De Prática Jurídica, 1(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpj/article/view/59615