Programa Polos de Cidadania
Contribuições para a realização do direito ao trabalho digno por meio de práticas extensionistas voltadas para o cooperativismo e a qualificação profissional
Palavras-chave:
Direito ao Trabalho Digno, Extensão Universitária, Cooperativismo, Qualificação profissionalResumo
Este artigo trata sobre práticas de extensão universitária para a efetivação do direito fundamental ao trabalho digno de trabalhadores com trajetórias de vulnerabilidade social organizados em uma cooperativa de trabalho (COOPMULT). Será apresentado breve debate sobre a extensão universitária no Brasil e como o Programa Polos de Cidadania se posiciona em prol de uma extensão emancipadora. Através da pesquisa-ação, o projetoDireito ao Trabalho Digno e População em Situação de Rua atua, desde 2016, com a COOPMULT em diversas ações que contribuem para a formação profissional e política dos trabalhadores e viabilização do empreendimento, por meio de atividades como preparação e acompanhamento dos cooperados em cursos de qualificação profissional, assessoria jurídica e psicossocial. Por fim, serão analisados os impactos que essas práticas extensionistas provocaram nos trabalhadores, seja no incentivo à escolarização, no fortalecimento da COOPMULT e na geração de trabalho e renda para os cooperados, elementos essenciais para a efetivação do direito fundamental ao trabalho digno.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sielen Barreto Caldas de Vilhena, Ana Laura Gschwend Monteiro, Barbara Franciele Oliveira Gualberto, Luísa Bergara de Souza (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.