Consolidação dos direitos humanos dos migrantes e migração no Brasil

Autores

  • André Almeida Gonçalves UFMG Autor
  • Isabela Silva Matos de Lima UFMG Autor

Palavras-chave:

Imigração, Direitos humanos, Lei de migração

Resumo

Como a própria história do surgimento das sociedades demonstra, a migração tem papel relevante para o desenvolvimento da humanidade. Dessa forma, o presente artigo pretende analisar os acordos internacionais firmados para a proteção dos migrantes e, também, a política migratória brasileira a partir do arcabouço legislativo desde o Estatuto do Estrangeiro, Lei nº 6.815/1980, até a Lei de Migração, Lei nº 13.445/2017. Para isso, ambas as leis serão contextualizadas dentro do período político nacional em que se estabeleceram, a fim de que sejam evidenciados os princípios ideológicos e reguladores de cada uma delas. Através, também, do embasamento bibliográfico, propõe-se considerar os possíveis avanços alcançados pela nova Lei e os desafios que ainda persistem, tanto no âmbito jurídico como factual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Almeida Gonçalves, UFMG

    Graduando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi monitor do Grupo de Estudos em Direito Internacional dos Direitos Humanose do Grupo de Estudos Avançados do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

  • Isabela Silva Matos de Lima, UFMG

    Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Monitora do Grupo de Estudos em Direito Internacional dos Direitos Humanose integrante do Grupo de Estudos Avançados do Sistema Interamericano de Direitos Humanos. 

Publicado

2025-06-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Consolidação dos direitos humanos dos migrantes e migração no Brasil. (2025). Revista Brasileira De Prática Jurídica, 2(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpj/article/view/59641