Sobre o debate Posner-Edwards acerca da educação jurídica e uma hipótese para o Brasil

Autores

  • Lucas Werner Vieira Noronha UFMG Autor

Palavras-chave:

Educação jurídica, Pesquisa em Direito, Prática Profissional, Concursos Públicos

Resumo

O presente estudo pretende expor o debate entre Harry T. Edwards e Richard Posner sobre a educação jurídica norte-americana para então, aproveitando-se de parte de seus argumentos, tecer uma crítica à atual relação entre academia jurídica e atividade profissional no Brasil, dialogando com demais autoresbrasileiros que identificam uma “crise do ensino jurídico”. Nossa hipótese apresentará os concursos públicos como fator estruturante da problemática relação acadêmica-profissional do direito brasileiro.

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Biografia do Autor

  • Lucas Werner Vieira Noronha, UFMG

    Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Advogado.

Publicado

2025-06-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sobre o debate Posner-Edwards acerca da educação jurídica e uma hipótese para o Brasil. (2025). Revista Brasileira De Prática Jurídica, 2(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpj/article/view/59644