Gramaticalização de gestos dêiticos em pronomes na libras durante a aquisição da linguagem em crianças bilíngues bimodais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.33.3.167-189

Palabras clave:

aquisição da linguagem, gramaticalização, Codas, Língua Brasileira de Sinais

Resumen

O processo de gramaticalização de pronomes faz parte do grande arcabouço de desenvolvimento linguístico humano de intenso interesse da comunidade científica. A análise da aquisição da linguagem em sujeitos Codas (Child of Deaf Adults) traz uma visão única desse processo por se tratar de pessoas que adquirem simultaneamente duas línguas de modalidades diferentes, sendo, portanto, bilíngues, bimodais e biculturais. O presente trabalho teve como objetivo principal identificar e descrever o processo de gramaticalização durante a aquisição da linguagem de forma diacrônica (pelas filmagens terem sido feitas em épocas distintas) em três crianças Codas s. A metodologia utilizada consistiu na transcrição e análise de vídeos da produção dessas crianças de maneira natural e longitudinal em dois momentos de relevância: um que contempla um recorte do início da aquisição da linguagem e outro que contempla um recorte do final desse processo. Como resultado e conclusão do trabalho, não somente identificou-se a gramaticalização de pronomes de forma diacrônica na Língua Brasileira de Sinais (Libras), mas também se mapeou o processo pelo qual ela se dá, qual seja, a progressão gramatical de gestos em pronomes demonstrativos, que se bifurcaram, tornando-se ou pronomes pessoais ou pronomes locativos. Os pronomes pessoais, por sua vez, se gramaticalizaram em pronomes apontações de apoio (auxiliares). A pesquisa, além de chamar atenção à singularidade ao perpassar por gestos o processo de gramaticalização de pronomes em línguas de sinais, endossa que a gramaticalização também ocorre na Libras de forma diacrônica, somando-se ao corpo acadêmico de registro, valorização e respeito às línguas minoritárias dos povos surdos. 

Referencias

BATES, E., BRETHERTON, I.; SHORE, C.; MCNEW, S. Names gestures and objects: The role of context in the emergence of symbols. In: NELSON, K. (ed.). Children’s language, v. 4, Nova Jersey : Keith E. Nelson , 1983. p. 59-123.

BERTHOZ, A. The brain’s sense of movement. Cambridge: Harvard University Press, 2000.

BISHOP, M; HICKS, S. Orange eyes: Bimodal bilingualism in hearing adults from deaf families. Sign Language Studies, Washington, DC,, v. 5, n. 2, p. 188-230, 2005. DOI: https://doi.org/10.1353/sls.2005.0001.

BISHOP, M. Happen can’t hear: An analysis of code-blends in hearing, native signers of American Sign Language. Sign Language Studies, Washington, DC,, v. 11, n. 2, p. 205-240, 2011.DOI: https://doi.org/10.1353/sls.2010.0007.

CAPIRCI, O. et al. Gestural, signed and spoken modalities in early language development: the role of linguistic input. Bilingualism: Language and Cognition, Cambridge, v. 5, n. 1, p. 25-37, 2002. DOI: https://doi.org/10.1017/S1366728902000123.

CLARK, E. V. From gesture to word: On the natural history of deixis in language acquisition. In: BRUNER, J. S.; GARTON, A. (eds.). Human growth and development: Wolfson College Lectures. Oxford: Oxford University Press, 1976. p.85-120.

DIESSEL, H. Demonstratives: Form, function, and grammaticalization. Amsterdam: Benjamins, 1999.

EMMOREY, K.; BORINSTEIN, H. B.; THOMPSON, R. Bimodal bilingualism: code-blending between spoken English and American Sign Language. In: Proceedings of the 4th International 137 Symposium on Bilingualism. Somerville: Cascadilla Press Somerville, p. 663-673, 2005.

GIVÓN, T. Serial verbs and syntactic change: Niger-Cong. Word Order and Word Order Change, p. 47-112, 1975.

GOMES, B. S. Aquisição da Linguagem de uma criança Coda: produções, tipos de sobreposições e influência dos interlocutores neste processo. 2018. 143 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

GOMES, B. S.; QUADROS, R. M. de. Efeito do input na produção bilíngue bimodal de umacriança Coda. Revista Vídeo Registros em Libras, Florianópolis, v. 1, n. 1, 2013. :

HEINE, B.; CLAUDI, U.; HÜNNEMEYER, F. Grammaticalization: A conceptual framework. Chicago: University of Chicago Press, 1991.

HEINE, B. Grammaticalization. In: JOSEPH, B. D.; JANDA, R. D. (eds.). The Handbook of Historical Linguistics. Oxford: Blackwell Publish, 2017. p. 573-601.

HEINE, B. Grammaticalization. In: JOSEPH, B. D.; JANDA, R. D. (eds.). The Handbook of Historical Linguistics. Oxford: Blackwell Publish, 2003. p. 573-601.

HOPPER, P. J.; TRAUGOTT, E. C. Grammaticalization. Cambridge: Cambridge University press, 2003 [1993].

IVERSON, J.; CAPIRCI, O.; VOLTERRA, V.; GOLDIN-MEADOW, S. Learning to talk in a gesture-rich world: early communication in Italian vs American children. First Lang, Cambridge, v. 28, n. 2, p. 164-181, 2008. DOI: https://doi.org/10.1177/0142723707087736.

LEHMANN, C. Thoughts on Grammaticalization. 2 ed. Philosophische Fakultät Universität. Munchen, Newcastle: Lincon Europe, 2002.

LILLO-MARTIN, D. et al. Language choice in bimodal bilingual development. Frontiers in Psychology, Lausanne, v. 5, p. 154-167, 2014. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2014.01163.

LIMA, E. do R. S.; CRUZ-SANTOS, A. Aquisição dos gestos na comunicação pré- linguística: uma abordagem teórica. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, São Paulo v. 17, n.4, p. 495-501, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-80342012000400022.

MEILLET, A. L’évolution des formes grammaticales. Rivista di scienza, França, v. 12, n. 26, 6, p. 130-148, 1912.

MEILLET, A. A evolução das formas gramaticais. Tradução de Letícia Resende. Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, Juiz de Fora, v. 5, n. 1, p. 26-37, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/23210/12835. Acesso em: 10 jul. 2020.

NARROG, H.; HEINE, B. (eds.). The Oxford handbook of grammaticalization. United Kingdom: Oxford University Press, 2011.

PETITTO, L. A. On the autonomy of language and gesture: Evidence from the acquisition of personal pronouns in American Sign Language. Cognition, Amsterdam, v. 27, n. 1, p. 1-52, 1987. DOI: https://doi.org/10.1016/0010-0277(87)90034-5.

PETITTO, L. A. et al. Bilingual signed and spoken language acquisition from birth: Implications for the mechanisms underlying early bilingual language acquisition. Journal of Child Language, Cambridge, v. 28, n. 2, p. 453-496, 2001. DOI: https://doi.org/10.1017/S0305000901004718.

PETITTO, L.; KOVELMAN, I. The bilingual paradox: How signing-speaking bilingual children help us to resolve it and teach us about the brain’s mechanisms underlying all language acquisition. Learning Languages, v. 8, n. 3, p. 5-18, 2003.

PFAU, R.; STEINBACH, M. Modality-independent and modality-specific aspects of grammaticalization in sign languages. In: DRENHAUS, H.; VAN DE VIJVER R.; VOGEL, R. Linguistics in Potsdam 24. Amsterdam: University of Amsterdam, 2006. p.5- 98.

PFAU, R.; STEINBACH, M. Grammaticalization in sign languages. In: NARROG, H.; HEINE, B. (eds.). The Oxford handbook of grammaticalization. Oxford: Oxford University Press, 2011.

QUADROS; LILLO-MARTIN, D. Gesture and the acquisition of verb agreement in sign languages. In: Proceedings of the Boston University Conference on Language Development (BUCLD), Boston, 2007. p. 520-531.

QUADROS; LILLO-MARTIN, D.; EMMOREY, K. As línguas de bilíngues bimodais. Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, Porto, v. 11, p. 139-160, 2017. DOI: https://doi.org/10.21747/1645415X/linguistica11a8.

RODRIGUES, A.; SOUZA, J. Gramaticalização do sinal “motivo” na língua brasileira de sinais: uma análise baseada no uso. Revista do GEL, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 53-82, 2019. DOI: https://doi.org/10.21165/gel.v16i1.2435.

SILVA, A. A. da. Uma proposta de categorização das apontações laterais em Libras. Cadernos de Linguística, São Paulo , v. 2, n. 4, p. e465, 2021. DOI: https://doi.org/10.21165/gel.v16i1.2435.

TANG, G. Bimodal bilingualism: Factors yet to be explored. Bilingualism: Language and cognition, Cambridge, v. 19, n. 2, p. 259-260, 2016. DOI: https://doi.org/10.1017/S1366728915000589.

TRAUGOTT, E. C. Grammaticalization and mechanisms of change. In: HEINE, B.; NARROG, H. (eds.). The Oxford Handbook of Grammaticalization. Oxford: Oxford University Press: 2011. p. 19-30.

WILCOX, S.; WILCOX, P. The semantics pragmatics of grammaticalization revisited. In: TRAUGOTT, E. C.; HEINE, B. (eds.). Approaches to grammaticalization. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 1995. p. 189-218.

WILCOX, S. Gesture and language: Cross-linguistic and historical data from signed languages. University of New Mexico: John Benjamins Publishing Company, 2004. p. 43-73.

WILCOX, S. Language in motion: A framework for unifying spoken language, signed language, and gesture. Anuari de Filologia. Estudis de Lingüística, Barcelona, v. 2, n. 2, p. 49-57, 2012. DOI: https://doi.org/10.1344/AFEL2012.2.4.

Publicado

2025-09-09

Cómo citar

Gramaticalização de gestos dêiticos em pronomes na libras durante a aquisição da linguagem em crianças bilíngues bimodais. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 33, n. 3, p. 167–189, 2025. DOI: 10.17851/2237-2083.33.3.167-189. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/61415. Acesso em: 24 dec. 2025.