O discurso jornalístico em mensários: estratégias de persuasão em Caros Amigos, Le Monde Diplomatique Brasil e Piauí
Resumo
Neste artigo, parte de uma pesquisa de doutorado ainda em curso, fazemos uma análise contrastiva dos discursos jornalísticos dos mensários Caros Amigos (CA), Le Monde Diplomatique Brasil (LMDB) e piauí nas edições de junho de 2009. Como Fiorin, acreditamos que “a finalidade última de todo ato de comunicaç~o n~o é informar, mas persuadir o outro a aceitar o que est| sendo comunicado” (FIORIN, 2005, p.75). Por isso, buscamos identificar estratégias de persuasão no corpus, entre elas o uso de imagens e as seleções lexical e de personagens. Começando pelas imagens, em sua primeira página CA, LMDB e piauí trazem uma grande ilustração ou fotografia. Nas duas primeiras, há referência às matérias principais, o que não acontece em piauí. Em relação ao léxico e aos personagens, LMDB traz texto mais técnico, que deixa subentendida para o leitor a proficiência do articulista. Na matéria não há depoimentos de personagens, mas referências a obras teóricas, o que reforça o tom formal adotado. CA, por outro lado, entrevista pessoas comuns em matéria que denuncia o trabalho escravo. As vítimas, que contam suas histórias, não só ilustram a reportagem, como comovem o leitor. É o que também acontece na matéria de piauí, que trata da crise econômica em Dubai e traz vários testemunhos denunciando o trabalho escravo na cidade. Essas são apenas algumas diferenças que encontramos na análise. Elas demonstram que cada mensário escolhe como seduzir e convencer seu público, corroborando a ideia (ainda refutada pela mídia) de que, como todo discurso, o jornalístico também é só mais uma versão da realidade.Downloads
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Publicado
2013-12-31
Edição
Seção
Artigos